O governador Romeu Zema pediu, durante pronunciamento virtual na quinta-feira (18), que a população redobre os cuidados na prevenção ao coronavírus. “Mais do que nunca, o mineiro e os prefeitos terão que fazer suas partes. Intensifiquem os cuidados com o distanciamento, isolamento social e higienização. Caso contrário, perderemos tudo o que foi construído até o momento”, alertou.
Zema destacou que o estado registrou, na quarta-feira (17), a segunda pior marca de óbitos. “Nosso recorde, infelizmente, foi batido anteontem, com 35 óbitos, e, ontem, a segunda pior: 33 óbitos”, lamentou. Até o momento, Minas Gerais é o estado com o segundo menor índice de óbitos, atrás do Mato Grosso do Sul.
Segundo o governador, a situação tem se deteriorado e ficado cada dia mais preocupante. Há exatamente um mês, o Estado tinha 7% das unidades de UTI ocupadas por pacientes da covid-19. Hoje, é o dobro. "Sabemos que essa trajetória ascendente não pode continuar, sob pena de que, dentro de um mês, tenhamos um estrangulamento total do sistema de Saúde, apesar dos esforços que fazemos”, explicou.