Foi aprovada em Mariana, a Lei de serviço de Inspeção Municipal (SIM). Ela será responsável por inspecionar e fiscalizar os atos de abate, industrialização, beneficiamento e comercialização de produtos de origem animal nos limites territoriais da cidade.
A aprovação do projeto é um importante passo para fomentar a economia local, visto que seguindo as diretrizes do serviço de inspeção, os produtos de origem animal estarão regularizados, possibilitando a comercialização em todo município.
Conforme a Lei, a Secretaria de Desenvolvimento Rural será responsável pela coordenação e o gerenciamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) podendo, para tanto, praticar todos os atos necessários e, ainda, editar portarias que regulem as ações do referido Serviço.
A lei identifica como produtor de produtos de origem animal qualquer pessoa, natural ou jurídica, que desenvolva atividade econômica, ainda que artesanal, de produção, abate, beneficiamento, industrialização ou distribuição de matéria-prima e de produtos derivados de origem animal.
Dessa forma, todos que se encaixem nessas especificações serão instruídos sobre as novas diretrizes a serem seguidas. Além disso, o processo de produção, e seus estabelecimentos ou propriedades serão fiscalizados de forma permanente ou periódica. As fases de produção serão acompanhadas, avaliadas e controladas sanitariamente, desde o início até o produto final. Para mais informações procure a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Centro de Convenções - Praça JK ou ligue no (31) 3558-4173.