A partir da próxima segunda-feira (22), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Subpod), abre a edição 2020 da Semana de Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas. Neste ano, se adequando às medidas de isolamento social e prevenção ao novo coronavírus, as atividades destinadas a jovens e adolescentes serão realizadas em ambientes virtuais, em diferentes formatos de mobilização e comunicação com esse público.
Com a temática “Eu Acredito é na Rapaziada”, o objetivo é promover a mobilização, inspiração e sensibilização dos diferentes atores sociais, com especial atenção aos adolescentes e jovens, enfatizando a promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida, chamando a atenção para os fatores de proteção ao uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas.
Essas ações se mostram ainda mais importante em época de quarentena. De acordo com dados de uma pesquisa coordenada pela Fiocruz, em parceria com a UFMG e a Unicmap, 18% dos 44.062 entrevistados entre 24/4 e 8/5 relatou aumento do uso de bebidas alcoólicas durante a pandemia.
As transmissões acontecerão por meio do Facebook e Instagram da Sedese. Como forma de convidar o público para a programação, a Semana de Prevenção às Drogas divulgará vídeos produzidos com a participação de influenciadores culturais, esportistas e artísticos, que têm grande poder de mobilização entre jovens e adolescentes. Os vídeos serão divulgados entre os dias 15 e 20 de junho, semana que antecede o início das ações.
A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania, Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais (Conead), Instituto João Ayres, Quarteirão Eletrônico, Projeto Saúde: Trem Bom D+, entre outros.