A Polícia Militar de Minas Gerais deflagrou a Mega Operação Alferes, em todo estado, no início da manhã do dia 9 de junho, data em que a instituição completou 245 anos. A Operação se encerrou na manhã do dia 10 e visou potencializar a segurança dos cidadãos, com ações de prevenção e repressão da criminalidade, por meio da presença policial e da realização de abordagens, blitzen e apreensões de materiais ilícitos.
O 52º Batalhão da Polícia Militar, o “Sentinela da Região dos Inconfidentes”, também executou a Operação em seus quatro municípios de atuação: Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos e distritos, com resultados relevantes.
Na parte da manhã, em uma ação conjunta dos policiais militares da 250ª Cia PM/52º BPM e policiais civis da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Itabirito, dois autores de furto qualificado foram presos no bairro Vila Gonçalo, após cumprimento de mandados de prisão em desfavor dos mesmos, e uma motocicleta - produto de furto - foi recuperada no imóvel onde eles foram presos.
Já na zona rural de Itabirito, por volta de 20h, policiais apreenderam um revólver com cinco munições intactas do calibre 32 e um coldre, em uma estrada que dá acesso à subestação da usina da Cemig. A apreensão ocorreu após recebimento informações de que indivíduos estariam fazendo uso de drogas no local, os quais evadiram por uma mata fechada, ao perceberam a aproximação dos militares.
Em Mariana, policiais militares realizaram incursão e adentramento tático, por volta de 14h30, no bairro Santa Clara e ocupação Serrinha. Ao perceberem a presença policial, indivíduos evadiram em direção a um matagal nos fundos da ocupação. Mas em um barraco próximo de onde eles foram vistos, e que estava com porta e janela abertos, os policiais encontraram e apreenderam uma garrucha e 2 duas munições intactas do calibre 38.
Já por volta de 16h30, no centro de Mariana, durante blitz de fiscalização, o condutor de uma motocicleta Honda CG 150, de cor vermelha, recebeu ordem de parada. O condutor, de 26 anos, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi encontrada com ele a quantia de R$5.671,00 (cinco mil, seiscentos e setenta e um reais) e um papel com anotações de nomes de pessoas e valores. Questionado, ele não soube explicar a procedência do dinheiro e relatou que o papel com anotações seria de pessoas que estavam lhe devendo dinheiro, referente à venda de drogas. Foram feitas diligências em dois imóveis onde o autor residiria, sendo apreendidos: nove comprimidos de ecstasy; uma barra, quatro porções pequenas e duas porções grandes de maconha; três pinos com cocaína, uma balança de precisão, dois telefones celulares e uma munição do calibre 22. O autor foi preso em flagrante.