A operação realizada pelo Governo de Minas para recuperação de respiradores no estado já garantiu, até o momento, a devolução de 130 aparelhos prontos para utilização no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Os equipamentos são fundamentais no tratamento de pacientes vítimas da doença. Eles foram entregues em 30 municípios de diversas regiões, ampliando a capacidade de atendimento do sistema de saúde mineiro.
A estratégia estabelecida pelo governador Romeu Zema teve início no dia 3/4, a partir do mapeamento de respiradores estragados e inutilizados em estabelecimentos hospitalares em todo o estado. Eles foram recolhidos e estão sendo consertados e devolvidos, sem custo, para os seus respectivos donos. Além disso, alguns equipamentos poderão ser realocados, mediante disponibilidade, em áreas estratégicas determinadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
A logística de busca para reparo e destinação dos respiradores está sendo coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que atuou em conjunto com as secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Planejamento e Gestão (Seplag). A manutenção e recuperação dos respiradores está sendo realizada, sem custo, graças aos parceiros: Fiat, ArcelorMittal, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Até o momento, foram recolhidos 447 aparelhos e 197 já passaram por manutenção. A entrega dos respiradores teve início no dia 18/5.