O Governo de Minas Gerais lançou na terça-feira (2/6), durante coletiva virtual para a imprensa, o Mobiliza Minas, uma plataforma que conecta a sociedade civil a entidades públicas, em prol da solidariedade. O objetivo é oferecer uma ferramenta que permita a participação efetiva do cidadão que deseja ajudar o próximo em situações de crise, seja por meio de doações de bens ou de trabalho voluntário.
Segundo o diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Rodrigo Paiva, a ideia surgiu no contexto de rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, e foi posta em prática durante pandemia de covid-19.
A tradicional campanha “Calor Humano”, do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), que arrecada agasalhos, cobertores e itens de inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado, é o primeiro evento inserido no Mobiliza Minas. No aplicativo é possível acessar os tipos de donativos solicitados e os locais de recebimento, além de se cadastrar como voluntário da iniciativa.
Hospital de Campanha
O Mobiliza Minas também está arrecadando recursos para compra de materiais destinados ao Hospital de Campanha no Expominas, em Belo Horizonte. As pessoas interessadas em contribuir podem acessar as informações no aplicativo.
O trabalho da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) será beneficiado com a ferramenta, como destacou o superintendente de gestão de Desastres, major Eduardo Lopes. “O cadastro de doadores e voluntários vai facilitar as ações de resposta nos municípios que precisam de ajuda. A participação de todos é fundamental para a Defesa Civil, que já atua de forma integrada com os demais órgãos no enfrentamento aos desastres”, disse.
Administração
Além do aplicativo, a solução Mobiliza Minas conta ainda com um portal web que concentra as funcionalidades de administração. No site gestores públicos podem inserir eventos, como campanhas de arrecadação ou situações de calamidade pública, e informar a necessidade de doações.
Nas próximas versões, o aplicativo vai englobar também funcionalidades de notificação de voluntários previamente cadastrados, e divulgação de boletins oficiais e de trabalhos que envolvam a mobilização da sociedade.
O Mobiliza Minas está sendo conduzido pela Prodemge, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), do Servas, da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Serviço
O aplicativo está disponível para Android e iOS. O MG App também direciona os interessados para o download da ferramenta.