No sábado (30/5) o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) divulgou uma resolução que concede às escolas a permissão para readequar o calendário do ano letivo e assim concluir a carga de 2020 em 2021.
Medida foi tomada mediante a pandemia do novo coronavírus e visa minimizar os impactos na educação. Uma carga horária de 800 horas deve ser cumprida. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Estado, quando as aulas presenciais voltarem as escolas poderão aumentar a carga horária diária dos alunos e propor atividades no contraturno.
O texto ressalta que a estratégia adotada de reposição deve levar em consideração a dificuldades enfrentadas pelos alunos e os fins de semana devem permanecer livres. Férias e recessos escolares não poderão ser deixados de lado, para que a “recuperação física e mental de professores e estudantes” seja garantida.
No caso das escolas públicas, a reorganização e acompanhamento do calendário cabe a Secretaria de Estado de Educação (SEEE). Nas escolas particulares, cabe a cada instituição