Solenidade religiosa abriu com missa campal o início da Quaresma
Publicada 11 de Março de 2011 - 10:20
Em Mariana, cidade conhecida por sua religiosidade, a folia também deu lugar à fé e às celebrações religiosas. Às 19h, da última quarta-feira, o arcebispo de Mariana e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, celebraram uma missa campal na Praça da Sé pela data. Durante a celebração, os fieis foram abençoados com cinzas nas testas, em referência a uma antiga tradição de jogar cinzas sobre as cabeças como sinal de arrependimento.
De acordo com a Igreja Católica, a Quaresma é o tempo de conversão e de preparação para a Páscoa, onde é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo. Nesse período, muitos de seus fiéis praticam penitências, como jejuns e orações como forma de se redimir dos pecados. A Quaresma, apesar de representar um período de quarenta dias, dura na verdade quarenta e sete, já que não são considerados os domindos. Inicia-se na quarta-feira de cinzas e chega ao fim na quinta-feira Santa.
Para os católicos, o fim do Carnaval significa a chegada de um período de reflexão. Com a quarta-feira de cinzas inicia-se a Quaresma, uma preparação para a Páscoa.