Falhas em planejamento afetam turistas no Carnaval 2011 Publicada 11 de Março de 2011 - 10:20
A realização das festividades do Carnaval em Mariana não saiu tão bem como muitos esperavam. O diretor de Relações Públicas, Geraldo Zuzu, e o Presidente da AGTURB, Luiz Bizute, em entrevista em nosso semanário, citaram vários pontos tanto positivos como negativos que puderam notar no decorrer dos quatro dias de festa.
Geraldo questionou que não existiu preocupação no que se diz relacionado ao Patrimônio. “Usaram estruturas monstruosas em meio ao nosso patrimônio. Existem também os turistas, que mesmo em época de Carnaval, vêm visitar nossa cidade, nosso patrimônio, pela nossa cultura”. “Não é feito um planejamento para que as coisas aconteçam do modo certo, a cidade está passando por um momento de degradação, estamos regredindo ao invés de evoluir. Não há comprometimento com o povo e muito menos com nosso patrimônio, dou como exemplo as decorações, como já disse as ferragens, e penso que no meu ver, o IPHAN não toma as atitudes necessárias”. “Na questão das escolas de samba, no meu ver, tem muito para evoluir, mas desde que o município e principalmente a Prefeitura se envolva com mais seriedade, pois isto é cultura. A escolha dos jurados, com certeza, não pode ser por modismo, e tem que ser feita com mais seriedade. Tenho dúvidas se Mariana é mesmo um berço de cultura”, finaliza Zuzu.
Para o Presidente da AGTURB, Luiz Bizute, os pontos positivos não superaram os negativos. “A festa ocorreu tranquilamente, e isto é muito importante para as pessoas, e com certeza nos sentimos muito mais seguros sabendo que a segurança da festa é bem estruturada. A organização em si foi muito boa, e o mais importante foi a segurança e a alegria dos foliões”, diz Luiz.
Como Geraldo, Luiz Bizute também viu vários pontos negativos, como melhores planejamentos e falta de integração. “Não existe festa sem um verdadeiro planejamento, tem que haver integração com veículos de comunicação, entrosamento, pois meios de comunicação é o produto mais importante, principalmente para a divulgação, para que as pessoas possam ver o que nossa cidade tem de melhor. É Lamentável o que ocorreu em nossa cidade em relação ao Banco do Brasil, isso sim que é falta de planejamento. Esta época do ano gira muito mais capital em todas as cidades e não só os turistas, mas todos tiveram que passar pelo constrangimento de não conseguir sacar dinheiro, e esses erros podem trazer prejuízos imensos.”
Luiz fala não somente do carnaval, mas de fatos que acontecem em Mariana em relação ao crescimento e atitudes tomadas por secretários. “Estive em uma reunião, INVENTUR, onde foram feitas várias apresentações das atividades que a AGTURB vem fazendo por Mariana, e o Secretário de Turismo e Cultura Cristiano Cassimiro fez várias intervenções desnecessárias, e o que de fato me espantou foi o que o mesmo disse nesta mesma reunião que ele já recusou de fazer vários eventos no Centro de Convenções, por Mariana não ter nenhuma infraestrutura para receber certa quantidade de pessoas. E deixar de girar capital em nossa cidade, que beneficiaria nosso desenvolvimento, pode? Isto afeta a todos os comerciantes financeiramente, e se Mariana não tem estrutura, com certeza é que muita coisa precisa ser feita ainda”, finaliza o Presidente da AGTURB, Luiz Bizute.