O prefeito reeleito Duarte Junior (PPS) tem três dias para recorrer da decisão da juíza Marcela Oliveira Decat de Moura, da 171ª Zona Eleitora de Mariana, que cassou o seu mandato e do vice-prefeito Newton Godoy.
Na ação movida pelo Ministério Público, o prefeito é acusado de comprar votos através de doações de materiais de construção. A primeira dama, Regiane Oliveira, também foi condenada na decisão. Eles terão que pagar multa no valor de R$ 120 mil.
A decisão da Justiça Eleitoral foi publicada na segunda-feira (20). O prefeito Duarte Junior está em Brasília, numa reunião do Comitê Interfederativo (CIF), onde é discutido os recursos da Fundação Renova.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais ele disse que vai recorrer e demonstrará ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), que não ouve culpa nem dolo de sua parte, e que vai continuar trabalhando por Mariana.
"Recebi com tranquilidade a decisão da Dra. Marcela. A decisão tem o efeito suspensivo e vamos tentar demonstrar ao TRE que não houve de nossa parte dolo ou culpa em relação a distribuição de materiais de construção, vamos demonstrar que havia um programa que autorizava. Quero dizer aos marianenses que continuo tranquilo e sóbrio em relação as minhas decisões", disse o prefeito.
Em um outro trecho da gravação, Duarte afirmar que vai "trabalhar até último dia pela minha cidade", e que "não tenho apego ao cargo e respeito a independência dos poderes".
"Agradeço a população pelas mensagens de carinho e peço a minha equipe que continue trabalhando, tem muita coisa para fazer por Mariana, e deixem as pessoas que estudaram e estão preparadas para julgar o caso e qualquer decisão está nas mãos de Deus, temos que respeitar e seguir em frente”, afirma.
O prefeito de Mariana permanece em Brasília na reunião com a Fundação Renova até quarta-feira (22).
O vice-prefeito Newton Godoy também se manifestou. “Uma sentença não muda minha alma, não abala o meu espírito, mas fere o meu coração, pois mantenho as minhas mãos limpas e uma fé inabalável na justiça divina e na vontade do meu povo”. A primeira dama, Regiane Oliveira não divulgou nota, mas compartilhou nas redes sociais o vídeo do seu marido.