Verão – Cuidados com a pele Publicada 13 de Janeiro de 2011 - 10:11
Vocês sabiam que a pele é o maior órgão do corpo humano?! Pois é, por isso devemos cuidar muito bem dela. E com a chegada do verão, ficamos mais expostos aos raios ultravioletas, por isso a saúde da pele merece uma atenção redobrada.
Não só por causa da aparência - como o envelhecimento, o aparecimento de manchas e rugas e até queimaduras graves causadas pela exposição ao sol sem proteção. A maior preocupação atualmente é o câncer de pele, e já foi comprovado que o sol é um dos maiores causadores da doença.
O jornal Ponto Final entrevistou o Dr. Luis Ernesto Chiriboga Bastidas, dermatologista que responde as dúvidas frequentes e dá dicas importantes para tomarmos cuidados com a pele no verão.
Jornal Ponto Final: Quais são os cuidados básicos que devemos tomar para protegermos nossa pele no verão?
Dr. Luis Ernesto: A incidência dos raios ultravioletas, tanto A quanto B, é mais intensa no verão, e como estamos mais expostos nessa época do ano, o principal cuidado com a pele deve ser a foto proteção, ou seja, deve-se usar protetor solar adequado à sua idade, cor e ao seu tipo de pele. Devemos, também, evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente entre 9h30min e 16h30min, quando os raios ultravioletas são mais intensos.
JPF: Qual a diferença entre os raios ultravioletas A e B?
LE: Os raios UV-A bronzeiam superficialmente, porém, contribuem para o envelhecimento precoce da pele, induzido pela exposição solar prolongada.
Os raios UV-B são considerados mais nocivos, podendo causar queimadura solar, envelhecimento precoce e câncer de pele, atingindo, principalmente, pessoas de pele clara.
JPF: O que significa Fator de Proteção Solar?
LE: O Fator de Proteção Solar - FPS (ou simplesmente FS) - é o índice que determina o o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem produzir eritema, ou seja, sem deixar a pele vermelha. Em outras palavras, é o número que indica o nível de proteção que um dado produto oferece contra os raios ultravioletas (UV).
A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar avermelhada (dependendo do tipo de pele da pessoa em questão). Quando se usa um filtro solar com FS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.
JPF: Qual é a forma correta de usar o protetor solar?
LE: Nessa época do ano é recomendável usar o filtro solar com mais freqüência: imediatamente na hora que acordar, repetindo ao meio dia e às 4 horas da tarde; deve ser usado depois do banho e sempre que se fizer necessário.
JPF: Quais as recomendações para quando formos à praia ou à piscina?
LE: Devemos passar filtro solar 30 minutos antes de entrar na água e não colocar a roupa nesse período para o produto não ser retirado, reaplicando sempre de 1 em 1 hora. Não é recomendado tomar banho antes de nos expormos ao sol, para não retirarmos a proteção natural da pele; não devemos usar cremes, perfumes ou sabonetes coloridos (que possuem corantes em sua fórmula) antes dessa exposição, pois podem manchar ou queimar a pele. É importante não ficarmos muito tempo na água, pois os raios solares são refletidos por ela, causando o chamado “efeito lupa”, que aumenta a intensidade dos raios solares.
JPF: Que tipo de protetor solar é mais indicado a cada tipo de pele?
LE: As peles mais sensíveis são as mais claras, mas isso não quer dizer que a pele negra não precise de proteção contra os raios solares. Classificamos a pele em cinco tipos, adequando-os ao filtro solar com o fator de proteção recomendado.
O Tipo 1 - São as pessoas de pele e cabelos muito claros, e olhos azuis. Nesse tipo a pele sempre queima facilmente e não bronzeia.
O Tipo 2 - São as pessoas de pele clara, cabelos mais escuros e olhos verdes. Sua pele queima facilmente e tem bronzeamento mínimo.
O Tipo 3 - São as pessoas de pele clara, olhos e cabelos mais escuros. Onde a pele queima moderadamente e bronzeia gradualmente.
O Tipo 4 - Pele morena, olhos e cabelos castanhos. A pele pode se queimar, mas geralmente se bronzeia.
O Tipo 5 - Pele negra. Sempre se bronzeia e raramente se queima.
Lembrando que para as peles mais oleosas é recomendado o uso do protetor solar em gel, para não aumentar sua oleosidade.
JPF: Hidratantes e cosméticos com protetor solar em sua composição funcionam? Mesmo usando esses hidratantes é necessário usar o filtro solar?
LE: Sim, é extremamente importante o uso do filtro solar, mesmo usando esses hidratantes, porque por mais que eles tenham fator de proteção em sua fórmula, essa proteção é mínima.
É muito importante evitar o uso de cosméticos e perfumes em geral nessa época do ano, pois podem causar queimaduras e manchas na pele, além de alergias.
JPF: Qual a sua recomendação para a prevenção de doenças de pele como o câncer?
LE: É recomendado ficar atento à pele, fazendo um auto-exame para verificar o surgimento de manchas, pintas e feridas; ir ao dermatologista periodicamente (no mínimo uma vez ao ano); e não usar medicamentos sem orientação médica. É importante ressaltarmos que nenhum protetor solar oferece 100% de proteção, e sua eficiência está relacionada diretamente à utilização correta. Deve-se estar atento às instruções da embalagem do produto quanto ao tempo de reaplicação recomendado, levando em consideração fatores como a transpiração e o contato direto da pele com qualquer superfície que propicie a remoção do protetor.
O efeito da radiação ultravioleta é cumulativo, ou seja, mesmo 15 a 20 anos depois de parar de se expor ao sol, o câncer de pele ou outras alterações podem ser observados.
Não use filtro solar em bebês com menos de 6 meses de idade: mantenha-os fora do alcance dos raios solares.