Flávio Ribeiro
Mariana/MG
Com mais de 14 concepções elaboradoras por estudantes do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Mariana, o evento “Mundo Senai” abre as portas durante os dias 21 e 22 deste mês ao público para expor, desde instalações elétricas até produtos automatizados. Como principal objetivo, o estande pretende aproximar jovens e demais interessados ao mundo industrial.
Integrante de uma das equipes participantes, a aluna Samanta Nayla Marques Machado, 21, ajudou a desenvolver um mobiliário feito de PVC para deficientes físicos. Um dos equipamentos, além de ser leve e de custo reduzido, auxilia na movimentação de crianças que não possuem ou não se adaptam em andadores. A proposta para montagem surgiu da observação em um ex-aluno, que tinha algumas dificuldades em relação aos materiais comuns.
“Vale a pena nós ajudarmos o próximo, porque através das nossas atividades conseguimos auxiliar a APAE e aumentar o conhecimento das pessoas que visitaram nossos projetos. Pretendemos dar continuidade [no projeto do mobiliário em PVC]”, diz Samanta.
Preocupados com o tema da mobilidade urbana, outro grupo resolveu reproduzir uma travessia onde o semáforo fecha segundos após o pedestre apertar a botoeira instalada no poste da calçada. Já para resolver as longas esperas de motoristas para estacionar, a ideia é de que sensores posicionados nas vagas indiquem em um painel externo quantos espaços ainda existe, semelhante aos mecanismos instalados em grandes shoppings.
Desempenho dos alunos. Para o instrutor Wallace Rafael Soares, o evento favorece os envolvidos a notarem a capacidade de desenvolvimento dos estudantes. Além de alavancar ideias que surgem internamente.
Os estandes ainda incluem projetos como uma serra automática com refrigeração, reprodução em baixa escala de uma grua, mini montanha russa, um elevador inspirado no Elevador Lacerda, uma correia transportadora e geração de energia eólica.
O Mundo Senai é realizado em todas as unidades da rede. Em Mariana, o horário de visitação é das 9h às 11h30 no período da manhã, das 13h30 às 17h durante a tarde e de 19h às 21h30 no turno da noite.