Começa a balançar a rede da economia da Copa do Mundo da África do Sul, são bandeirinhas espalhadas por todo canto, cornetas, chinelos, camisetas, bonés, chapéus, apitos, foguetes, bandeiras, confete e tantos outros produtos oferecidos aos torcedores fiéis deste evento. Quanto maior o número de vitórias da seleção do país, maiores serão as vendas destes produtos. Nas bandeirolas, nas ruas do Brasil, a pintura verde-amarelo coincidentemente é também a cor dos Sul-africanos. Esta copa contará com a presença de todos os campeões mundiais: Brasil (pentacampeão), Itália (tetracampeã), Alemanha (tricampeã), Argentina e Uruguai (bicampeões), França e Inglaterra (campeões). Após 28 anos fora das copas, Honduras e Nova Zelândia voltam à copa depois de disputarem a de 1982. A bola oficial chamada de “Jabulani”, em IsiZulu, que quer dizer “trazendo alegria para todos”, fabricada pela Adidas, é muito comentada pela sua alta tecnologia e fará diferença neste mundial. Que os ventos soprem a nosso favor e espero muitas alegrias para nós brasileiros, fanáticos da bola e do futebol. Músicas como: “Waka Waka”, “Oh África”, “Wavin’Flag” (Bandeira ao Vento em Português), já começam a ter versões em outros idiomas Esto És África em espanhol, This is África em inglês, dentre outros que compõem um repertório de 3 álbuns que serão vendidos por todo mundo. A mascote desta copa: o leopardo Zakumi ainda não pegou por aqui, quem sabe no início da competição comecem a surgir bonecos pelas ruas do Brasil. A 19ª edição da Copa do Mundo promete muitas emoções, juntamente com elas, há o aumento do consumo de cerveja, churrasco, compras de TV (vários modelos estão em falta), bem como a mídia televisa também é beneficiada e o telespectador com as promoções milionárias de várias empresas na busca da fidelidade do consumidor. Promoções de todos os tipos surgem e incentivam os torcedores. A transmissão desta copa do mundo poderá ser vista por até 3,5 bilhões de telespectadores, um dos maiores eventos esportivos do planeta. Não é para menos a disputa publicitária das empresas em mostrar suas marcas para o consumidor. A copa do mundo apesar de ser um evento sazonal, auxilia a economia, na venda de milhões de bolas, camisetas, brindes, artigos de festas e comemoração, revistas, jornais, espaços publicitários, pacotes de celulares, tantos outros produtos e serviços. Com este evento são criados muitos empregos temporários em todo o país, sendo mais um espaço sazonal de geração de renda. Em todo evento esportivo o que vale é a torcida, então: Vamos à frente Brasil, salve a Seleção! Salve a economia! Salve o Brasil!
*Welinton dos Santos é Economista e Psicopedagogo