Audiência Pública para licitação de transporte gera discussão e pode não acontecer
Publicada 17 de Dezembro de 2010 - 09:31
Convocada pela vereadora Aída Anacleto, que presidiu o evento, a audiência pública realizada na última noite de terça-feira (14), na Câmara de Mariana contou com a participação de representantes do Executivo Municipal, das comunidades marianenses e das empresas que exploram estes serviços no município e o que parece, é que a licitação de concessão para exploração do transporte público de passageiros em Mariana, que estava prevista para acontecer no próximo dia 21 e que foi adiada para 17 de janeiro do ano que vem, pode não acontecer, conforme ficou acordado.
Durante a audiência também foram levantados problemas que as comunidades vêm enfrentando com o transporte público nos últimos anos. O não cumprimento dos horários, veículos em estado de conservação precária e a não observância no passe livre para o idoso em algumas linhas de ônibus do município foram as principais reclamações apresentadas pelos usuários.
Muitos moradores e representantes de Bairros fizeram questionamentos, muito deles citados acima, como a precariedade dos ônibus, que em alguns casos tem que se usar até mesmo um guarda-chuva dentro dos mesmos. Fizeram também, solicitações para melhoria dos moradores como placas sinalizando os pontos corretos das paradas, solicitaram também que os ônibus passem em locais onde não são de costume passar para que facilite a locomoção dos moradores, pois os bairros estão crescendo e as demandas de veículos não estão atendendo devidamente toda a população.
A demora dos veículos também foi um tema muito questionado. Relatos em reunião é que a empresa regente não se importa, pois não há outra opção (concorrência) para que o morador opte, simplesmente pegam o próximo ônibus, que é da mesma empresa.
Ao final do encontro, a vereadora Aída ressaltou que todos os pontos levantados pela população de Mariana irão constar em um documento que será enviado ao Executivo Municipal, para que sejam inseridos no texto final do edital que irá nortear a licitação do transporte público do município.