Guarda Municipal homenageia o vereador Juliano Duarte
Publicada 09 de Dezembro de 2010 - 08:40
O dia do Guarda Municipal, na cidade de Mariana, foi comemorado juntamente com o V Encontro Mineiro das Guardas Municipais. O projeto de Lei que possibilita a comemoração desse dia tão importante para os guardas é de autoria do vereador Juliano Duarte (PPS) que foi aprovado na ocasião por unanimidade. Estiveram presentes no encontro 13 instituições de guardas com destaque para a presença do Estado de São Paulo através da cidade de Campinas.
Várias personalidades foram homenageadas durante o evento pelos serviços relevantes a favor da Guarda Municipal de Mariana e em destaque o vereador Juliano que recebeu a placa "Amigo da Guarda". Em agradecimento o edil homenageado prometeu lutar para que a Guarda tenha o reconhecimento merecido deixando claro o seu carinho pela corporação "lutarei junto aos meus companheiros de Legislativo para que esse reconhecimento da guarda venha se concretizar. A GM precisa receber o adicional de periculosidade, assim como as guardas de Nova Lima e Itabirito já são contempladas com esse direito,bem como necessita também de seu estatuto próprio com plano de cargos e salários,como também é direito dos outros servidores,uma vez que a Guarda desempenha um serviço diferenciado, onde a mesma tem que cumprir o que está previsto em seu regulamento interno".
Outra proposta do vereador Juliano para a segurança pública Municipal será a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Conforme o Edil "o objetivo deste gabinete é que o Município tenha o diagnóstico da segurança pública através de um colegiado formado pelo poder público através de suas instituições: Guarda Municipal, Polícia Militar, Bombeiro, Polícia Civil, Sociedade Civil Organizada, Executivo, Legislativo, Ministério Público, Judiciário e Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Sendo assim, o vereador Duarte menciona que "a proposta do Gabinete integrado é uma política do Ministério da Justiça e dos seus órgãos vinculados SENASP (Secretária Nacional de Segurança Pública) e PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) e junto o Município fará sua parcela de contribuição na segurança pública e com isso o Município pode aderir ao PRONASCI recebendo verbas e equipamentos para seus guardas” finaliza o vereador.