SESI-Mariana apresenta “Enquanto Tecemos”, da Companhia Suspensa
Publicada 26 de Novembro de 2010 - 09:01
A Companhia Suspensa estreia no Teatro Sesi Mariana (Mariana / MG) o espetáculo "Enquanto Tecemos", no dia 16 de dezembro. Na montagem, os bailarinos Roberta Manata, Julia Panadés e Sérgio Penna narram a história dos personagens Penélope e Ulisses, da Odisseia de Homero, a partir de um conjunto de linguagens que envolve dança, textos, desenhos, objetos e sonoridades.
A montagem traz três personagens: Penélope, representada por Roberta Manata, Ulisses, interpretado por Sérgio Penna, e Atena, papel de Julia Panadés. “No texto, chamamos Penélope de ‘Ela’, Ulisses de ‘Alguém’ e Atena de ‘Eu’. ‘Ela’ e ‘Alguém’ vivem a aventura da espera e da ausência, e ‘Eu’ é uma Deusa que interfere na vida do casal, criando e projetando situações”, explica Roberta Manata. A bailarina completa que o espetáculo não é uma adaptação da obra, mas uma inspiração na situação de espera e solidão da história de Penélope e Ulisses. “O espetáculo nos faz pensar como viver juntos estando sós. Solidão que independe da distância e a ausência que evoca a presença. Essa narrativa se transforma em uma saga de aventura, na Odisséia da espera.”
“Enquanto Tecemos” é resultado do desejo dos bailarinos Roberta Manta (Companhia Suspensa) e Sérgio Penna e da artista plástica Julia Panadés, de experimentar um processo de montagem sem os limites rígidos das autorias e funções. “Os limites comumente estabelecidos em parcerias artísticas, acerca das funções e campos de ação de cada artista, foram flexivelmente permeados e alargados ao longo do processo. A admiração que sentíamos diante do processo criativo do outro produziu a aproximação e a interseção de potências inventivas distintas. E assim os desenhos surgiram nas mãos dos bailarinos, o movimento tornou-se poema escrito, os objetos pediram novas danças, e assim montaram o espetáculo”, diz Roberta.