Prefeituras dos Inconfidentes e Vale querem transformar lixo em energia
Publicada 21 de Maio de 2010 - 18:05
Na sexta-feira (6), aconteceu uma reunião entre a Prefeitura de Ouro Preto, representantes da Fundação Vale e a empresa Vale Soluções e Energia, empresas prestadoras de Serviços de Limpeza, além das Prefeituras de Itabirito e Mariana na busca de uma solução conjunta para o problema do lixo nas cidades onde a mineradora Vale atua.
O tema principal foi a limpeza urbana. A partir disso, foram discutidos o destino mais apropriado para os resíduos sólidos e a utilização dos aterros sanitários. A reunião apontou para um possível consórcio entre as Prefeituras e a empresa Vale para a melhor destinação do lixo e a transformação do mesmo em energia que seria usada pela mineradora.
Há um ano, os municípios realizam um mapeamento da produção do lixo local e agora partem para soluções efetivas que transformarão o lixo, após tratado, em energia utilizável. Segundo o gerente regional da Vale, Maurício Max, a união entre as cidades é importante para que as soluções atendam a todos os municípios de maneira eficiente. Após a finalização do mapeamento, poderá ser definida uma tecnologia que seja viável para a Região dos Inconfidentes gerando melhorias sociais, ecológicas e econômicas para o local.
De acordo com o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, que participou da reunião, esta é uma iniciativa muito importante, pois esforço comum entre cidades vizinhas e a responsabilidade de uma empresa de porte internacional como a Vale deve gerar excelentes resultados quanto à destinação correta do lixo. O aproveitamento sustentável dos resíduos sólidos urbanos na geração de energia diminui o descarte de materiais. Com isto, aumenta a vida útil dos aterros sanitários da região.
Ouro Preto possui um aterro controlado e estuda se consorciar com Mariana e Itabirito para utilização de um aterro comum. A cidade possui ainda associação de catadores de reciclagem e um eficiente programa de limpeza urbana. “Com a união entre as cidades, o sistema que já existe em Ouro Preto tende a uma melhora considerável e, além disso, o aproveitamento energético do lixo transformará a Região dos Inconfidentes em parâmetro nacional de tratamento de resíduos sólidos”, afirma o prefeito Ângelo Oswaldo.