Decoração de Natal em igrejas foi suspensa devido ao risco de incêndio
Publicada 26 de Novembro de 2010 - 08:52
Este ano, as iluminações das festividades de natal vão ser somente em algumas praças da cidade. Somente será enfeitada a Praça Minas Gerais, Praça Gomes Freire, Praça Juscelino Kubitschek, Praça da Sé, e interior da Câmara Municipal, que haverá um presépio, o que é uma tradição em Mariana, desde a década de 30. Segundo o Secretário de Cultura Cristiano Cassimiro, as decorações natalinas como, luzinhas em torno das nossas igrejas é muito interessante, mas prejudicial.
“Pela legislação atual, dá muito mais trabalho e prejudica muito mais o prédio. Então a orientação do instituto é que faça uma decoração fora do prédio, que se embelezem algumas praças, algumas árvores, e é o que vai ser feito em algumas praças.” Diz Cassimiro.
É colocado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico), quaisquer intervenções, tem que haver autorização prévia e todo um planejamento. Mariana, por ser uma cidade histórica, prevenções tem que ser tomadas para que não seja agredido o patrimônio. “A preocupação com o patrimônio é o risco de incêndio, e como Mariana não tem um preparo nesses casos, esses casarões ficam muito vulneráveis.”
Cristiano também citou quando foi feita a decoração da Igreja Nossa Senhora do Carmo, “no guincho descer, a mão e a asa foram quebradas, Quem restaura? Quanto custa? E quem faz a obra novamente? Houve um trabalho de restauração que custou quase a mesma quantia de toda decoração de natal. Apesar de ficar esteticamente bonito hoje não é adequado. O risco para o patrimônio não compensa. É questão de preservação. Finaliza Cristiano. Ainda segundo o Secretário de Cultura, árvores recicladas serão encaminhadas para as escolas públicas, que vão trabalhar com a temática dos 300 anos da Câmara e da Vila.