20 de novembro: Dia da Consciência Negra Publicada 19 de Novembro de 2010 - 07:28
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no
Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do
negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de
Zumbi dos Palmares, em
1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (
1594).
Algumas entidades como o
Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de
1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia
13 de Maio,
Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel.
Para melhor ilustrar a comemoração deste dia de enorme importância para a conscientização humana entrevistamos em nossa cidade Magna que fará a representação de todos os negros de nossa cidade:
Jornal Ponto Final: Qual o seu nome completo e idade?
Magna Juliana: Meu nome completo é Magna Juliana de Jesus Rosa e tenho 23 anos.
JPF: Qual a sua formação?
MJ: Tenho o segundo grau completo e atualmente estou me preparando para o vestibular onde pretendo me formar para Música.
JPF: Em que Bairro de Mariana você reside?
MJ: Moro no Bairro São Gonçalo
JPF: Estado civil?
MJ: Solteira
JPF: Esporte favorito?
MJ: Academia
JPF: Filme predileto?
MJ: Sete vidas e Paixão de Cristo
JPF: Hobby
MJ: Cantar
JPF: Sua profissão?
MH: Sou secretária de um consultório odontológico e nos finais de semanas canto em casamentos com o Grupo Mozart O que mais gosta de fazer:CANTAR
JPF: No próximo dia 20 é comemorado o dia Nacional da Consciência Negra qual a sua avaliação da importância deste dia?
MJ: É uma data muito importante para nós negros. De uma certa forma nos sentimos um pouco mais valorizados. Eu tenho muito orgulho da minha cor não tenho vergonha de dizer que sou negra, tenho uma vida normal e me sinto realizada em tudo que faço.
JPF: Já sofreu algum tipo de preconceito?
MJ: Sim. Apenas quando eu era pequena nos tempos de escola. Agora as coisas evoluíram essa questão de preconceito existe ainda mas em pessoas de mente pequena. Não tenho problema com isso nos dias de hoje.
JPF: Qual é a mensagem que você deixa para todas as pessoas
MJ: Não pensei em uma mensagem específica mas coloco Deus acima de tudo em minha vida e tudo nesta vida passa o amor de Deus não!