O problema das drogas é uma realidade em todo o Brasil. Hoje em dia, o problema se tornou mais variado. Níveis de consumo, misturas das mesmas, e a terrível combinação: drogas e álcool. Por isso, a população busca e encontram ajuda em instituições como a Comunidade Terapêutica Emanuel – Coterem –, que luta para retirar jovens viciados desta vida.
A Coterem é uma entidade sem fins lucrativos, e está lutando para construir sua sede própria. Para isso contam atualmente com 350 sócios, colaboradores espontâneos. Além de ajudar na construção da sede, o vereador Bruno Mól foi autor do projeto de lei que deu o título de utilidade pública à instituição. Para o presidente, Luís Paulo Lopes, o Coterem conseguiu internar alguns dependentes mesmo sem possuírem uma sede. “Nós conhecemos várias pessoas que nos ajudam sempre que precisamos. Mas para que o trabalho seja efetivo, precisamos de verba e de voluntários, e um dos nossos grandes apoiadores tem sido o vereador Bruno Mól.”, afirmou Lopes.
Bruno destaca a importância da parceria: “O Coterem é uma entidade séria, que quer tirar as pessoas do mundo das drogas. Hoje é tão difícil ver gente que disponha um pouco do seu tempo para realizar este tipo de trabalho, mas não podemos perder a esperança. Temos que trabalhar muito para garantir que estas instituições possam continuar realizando um belo trabalho de resgate das drogas”, disse Bruno.
Assim como Bruno, o também voluntário Jorge Lúcio Pinto Coelho, acredita que a Coterem já é uma realidade. Aposentado, ele diz que sempre ajudou diversas entidades e na Coterem fica responsável pela parte mais prática. “Ultimamente estou na área mais prática, mas sempre ajudo organizando os bazares e na construção da sede. Foi muito bom ver o Bruno nos ajudando e botando a mão na massa também”, finalizou.
Como ajudar a Coterem?
Basta se associar à instituição, procurando a Sandra, no Salão Paroquial ou ligar para 3557-1256. Você também pode ajudar trabalhando como voluntário. E para isto, basta vontade de querer ajudar o próximo. Sua ajuda é fundamental no resgate dessas pessoas que, por algum motivo, se perderam no mundo das drogas.