A catapora é uma doença infecciosa aguda muito comum e altamente transmissível. Infecciosa, com mais de 90% dos contactos suscetíveis sendo infectados a transmissão é via aérea, em gotas aerossolizadas de espirros ou tosse, ou pelo contato com pele infectada. Entra no corpo pela faringe ou pela conjuntiva do olho. Multiplica-se e dissemina-se pelo sangue, até a pele. O período de incubação até o surgimento das pústulas é de cerca de 12 dias.
Em Mariana já foram confirmados 243 casos da doença e a secretaria de epidemiologia deixa em alerta para os cuidados, que principalmente mães de crianças devem ter: entre os cuidados sugeridos ao paciente durante o período de infecção, estão cortar sempre as unhas e deixá-las limpas, evitar o contato com pessoas com baixa capacidade de defesa, usar roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras, usar luvas na hora de dormir, e evitar ao máximo coçar a varicela, porque marcas podem ficar para sempre no corpo.
Os sintomas iniciais são febre seguidas de erupções vesiculoeritematosas muito pruriginosas. As pústulas apresentam-se com base vermelha e cúpula transparente, com cerca de 3 milímetros de diâmetro. Várias gerações surgem durante cerca de 4 dias, com vários estágios em zonas diferentes ao mesmo tempo. As manchas são mais frequentes na região torácica, mas podem aparecer em todo o corpo, incluindo no couro cabeludo e na mucosa oral.
Existem vacinas que devem ser tomadas na infânca para não se contaminar, mas por ser altamente contagiosa causa grandes epidemias. Por isso é muito difícil encontrá-la tanto na rede publica quanto na rede particular. É melhor prevenir do que remediar!