Há dois anos a cidade de Mariana está parada com o que diz respeito a administração da mesma. Nos últimos dois anos do governo de Celso Cota foram iniciadas cinco grandes obras que não seriam terminadas em seu governo, mas elegendo o seu candidato lançado, no caso Roque Camello, a expectativa é que essas obras fossem terminadas pela continuidade, o que não aconteceu.
Centro de Convenções, Ginásio Poliesportivo, Nova Prefeitura, Nova Policlínica e Rodoviária eram as apostas para um novo cartão postal da cidade. Na semana retrasada noticiamos aqui neste semanário a precariedade com o qual os pacientes que necessitam de atendimento pelo SUS são atendidos ainda na Policlínica antiga. O prédio onde esse atendimento já era para estar acontecendo está erguido, mas sem condições de funcionamento onde segundo o secretário de saúde do município, Zé Lourenço, alega depender da construção de uma ETE para a finalização da obra. A informação que tivemos é que existe irregularidades nas instalações elétricas.
É com esse intuito que falaremos cada semana de uma obra que como esta, continuam não acabadas, e levaremos ao conhecimento da população os projetos inacabados da cidade onde nesta semana falaremos da obra do Centro de Convenções que ainda depende de recursos serem aprovados para liberação de verba para o término. Por fora uma obra de excelência, com visual admirável. Por dentro uma obra cheia de reparos a serem feitos sem data exata para conclusão. A obra já foi inaugurada, porém precisa de ajustes e acabamentos para o total funcionamento.
Para maiores esclarecimentos nossa equipe de reportagens procurou pelo secretário de obras, Targino Guido, por três vezes em sua sala localizada na sede da prefeitura deste município, onde sua secretária alegou não ter poder para agendamento de horário com o mesmo pedindo que nossa equipe retornasse em outro horário, assim feito da mesma forma não conseguimos o agendamento. A Redação enviou então, para assessoria de comunicação da prefeitura, um ofício com questionamentos a respeito dos valores gastos na obra, da previsão de entrega, início das obras, entre outros questionamento e a respeito da veracidade do requerimento de mais verba para o término, a assessoria respondeu que: A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretária de Obras e Serviços Públicos, esclarece que a as obras do Centro de Convenções tiveram início em 06/03/2008 e que foram entregues em 18/02/2010, custando R$ 20.80.993,33. Ainda serão licitadas as obras para a Teatro do Centro de Convenções. Esclarece ainda, que o local possui: espaço para feiras e eventos com capacidade para 1.500 pessoas; auditórios multiuso, estacionamento; sub-estação de energia; equipamentos de climatização, sonorização, lógica e serviços de apoio. Procurado por nossa Redação, Cristiano Cassimiro, responsável pelas chaves do Centro de Convenções não pode acompanhar nossa equipe ao local da obra alegando não ter conhecimento do ofício enviado à Assessoria de Comunicação da prefeitura mas confirmou que foram solicitados mais 2 milhões de reais para a finalização da obra que segundo ele tem previsão de término para 2011.
Nota da Redação: Nossa equipe tem encontrado dificuldade para o esclarecimento de interesses que envolvem toda população marianense. Com a policlínica tivemos problemas em tirar fotos que mostram a real situação da obra e agora com Centro de Convenções não conseguimos adentrar, porque o responsável pelas chaves não tinha conhecimento da matéria que através de ofício foi enviada para assessoria de comunicação da prefeitura, fazendo assim com que nossa matéria fique incompleta, porém deixa a certeza de irregularidades pela falta informação.