Eleitores marianenses protestam com votos nulos Publicada 08 de Outubro de 2010 - 07:31
Eleição com resultados surpreendentes, mudança radical reconhecida pelo chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Mariana, que aliás, conhece bem de perto a situação da política local, como num jogo de cartas, ou do adivinho político, cantou a pedra antes da eleição.
Este encontro de resultado político é perfeitamente notado usando acima de tudo o conhecimento da dificuldade administrativa por que passa Mariana nestes últimos anos. É uma carta de informação importante usada por quem vive pertinho de tudo, dos prós e contra da politicagem marianense, aliás, sem este chefe de Gabinete também calar não respondendo matérias de suma responsabilidade da Prefeitura. Entre encontros e desencontros nota-se a falta de fidelidade partidária.
A política evidencia o vai e vem desta amostragem por que passa esta cidade nestes últimos anos. Lembramos que há 20 anos muito se falava que o resultado de uma eleição estadual/federal seria a porta que se abria para os que compunham o apoio, daí para frente à sustentação para a eleição de prefeito, tornando mais forte. Esta estaria equilibrada dentro da verdade e dos sentimentos da terra. Mas infelizmente hoje não é mais referencia. Os interesses, muitas vezes isolados acabam por confundir vontade às vezes pelos cargos ocupados.
Muitos não deixam clara a verdade em quem irão votar, pois o sim ou o não após as eleições torna-se coisa corriqueira. Mudam para não saírem perdedores. Depois que Celso Cota deixou de ser candidato, seus próprios correligionários estariam livres para votar em quem quisessem, mas o federal Rodrigo de Castro (PSDB) obteve 5.185 votos em Mariana.
Já o candidato a deputado estadual Dr. Felipe Caram (PSL), recebeu o mesmo apoio e conseguiu 2.019 votos. Mesmo Rodrigo sendo majoritário em Mariana e no estado segundo especialistas políticos dizem que o resultado das eleições foi baixo quanto ao que se investiu na campanha. Todos querem vender o seu prestigio, amizade e poder.
O Walter Rodrigues (PDT) candidato a deputado estadual ainda com pendências na justiça, segundo informações, conseguiu 2.148 votos em Mariana, totalizando em todo o estado em torno de 20.000 votos. Para o grupo Terezinha Ramos (grupo de João Ramos) foi um resultado muito negativo difícil de recuperar. O mesmo aconteceu com Dr. Mário Heringer do (PDT) apoiado também pelo mesmo grupo que obteve 1.712 votos não conseguindo reeleição. Interessante que o grupo ficou dividido, pois Ildeu, Jamil, Dr.Carlos Alberto e Nilton França apoiaram Dilson Melo (PTB) candidato deputado estadual que conseguiu 319 votos, Saraiva Felipe (PMDB) candidato a deputado federal ficou com 642 votos. O grupo de Dú foi o que teve melhor resultado, mesmo sendo baixo por ter conseguido uma média de 7.000 votos para prefeito, conseguiu 3.587 votos para o deputado estadual Jairo Lessa (DEM), reeleito deputado federal, Paulo Abi Ackel (PSDB) com 3.260 também reeleito, mas o candidato a Governador Hélio Costa que teve apoio do grupo de Dú foi derrotado. O partido verde de Mariana trabalhou para o candidato a deputado estadual Ronaldo Vasconcelos (PV) tendo em Mariana só 213, não conseguiu sua eleição para deputado estadual. Como se pode conhecer a política interna em Mariana com tanta divisão. O resultado da eleição para Governador e Presidente da República basta acessar o site do jornal
www.jornalpontofinal.com.br e clicar em eleições 2010.
Mostramos um pouco da situação política por que passa Mariana, mostramos os vencedores, demonstramos os resultados na parcialidade, apoios tentaram demonstrar de fato o que esta ocorrendo nesta terra. O mais importante está no resultado final da eleição. Um município com 41.432 eleitores, a descrença impera em todos os sentidos. Deste total de eleitores apenas 26.946 votos válidos, 4.192 votos nulos, 6.958 abstenções e 3.206 votos brancos. É a maior verdade o sentimento que impera no coração dos marianenses, somente 26.964 votos válidos, e 14.356 votos nulos/abstenções e brancos. Onde esta a verdade? Quem vivencia a real situação? Esta é a maior pesquisa de informação. Acreditamos que este assunto fecha a página que tenta iludir muitas vezes este povo que mesmo sofrido ainda tem esperança.