I Seminário do Programa Educação em Tempo Integral
Publicada 08 de Outubro de 2010 - 07:27
Aconteceu no último dia 1º o I Seminário do Programa de Educação em Tempo Integral onde cerca de 600 pessoas, entre autoridades e especialistas em educação, estiveram presentes ao local para debater os avanços obtidos desde que o projeto foi implantado na cidade, há cerca de 4 anos.
Marciano Ramos, secretário municipal de educação, foi o primeiro a falar sobre o projeto e em sua falale destacou a importância do trabalho desenvolvido e da continuidade e ampliação do que já foi realizado. “As crianças passam mais tempo na escola em oficinas e cursos e geram economia familiar para os pais dos alunos. Contudo, ainda há muito que fazer. Precisamos melhorar a infraestrutura, aumentar o número de crianças beneficiadas e melhorar a integração das secretarias municipais” frisou o secretário.
Em seguida, o prefeito em exercício, Raimundo Horta, elogiou o que vem sendo feito pela Secretaria de Educação “Esse trabalho desenvolvido nas escolas é essencial para o crescimento da cidade. É um programa pioneiro que deve ser ampliado. Mariana está no rumo certo” disse.
O idealizador do Programa Tempo Integral, o ex-prefeito Celso Cota, também falou sobre o sucesso do projeto ressaltou a importância do programa onde as crianças passam mais tempo na escola “daí surgem novos talentos na música, no teatro e no esporte que muitas vezes poderiam ser desperdiçados se entrassem para o caminho das drogas” afirmou.
O Programa de Educação em Tempo Integral surgiu em 2003 por meio da Secretaria Municipal de Educação. Na época, ainda com o nome “Projeto Sabiá”, era oferecido apenas pela Escola Municipal Wilson Pimenta Ferreira. Atualmente as 23 escolas da rede municipal, do 1º ao 5º ano do ensino fundamentam, participam do “Programa de Educação em Tempo Integral: Mariana Cidade-Escola”. São oferecidas 4 atividades por dia num total de 20 horas de atividade por semana nas modalidades esporte, cultura, leitura e aprendizagem