Lançado há apenas dois meses pelo Instituto Minas Pela Paz e Ministério Público do Trabalho, o Projeto Horizontes apresentou como objetivo principal a qualificação profissional de egressos e pré-egressos do sistema prisional de Mariana e Ouro Preto (MG). E os resultados já começaram a aparecer: no próximo dia 28 de setembro, os alunos da primeira turma dos cursos de capacitação receberão o diploma de conclusão em solenidade de formatura para familiares e representantes do IMPP, Ministério Público do Trabalho, SENAI e demais parceiros, às 10h30, no SESI de Mariana
O evento vai celebrar esse primeiro passo dado pelos 11 alunos do curso de Solda Oxigás e Eletrodo de Mariana, todos do regime semi-aberto, aberto e egressos do sistema prisional da cidade. O curso teve duração de 160 horas, oferecido pelo IMPP através do Projeto Horizontes e ministrado e certificado pelo SENAI. Em setembro ainda haverá um novo curso de Solda em Ouro Preto e de Pedreiro Alvenaria em Mariana.
Com intuito de reduzir a criminalidade e promover a cidadania por meio da reinserção social, o Projeto Horizontes tem como estimativa atender 160 egressos e pré-egressos nos cursos que serão oferecidos. Além dos beneficiários diretos, o projeto prevê que cerca de 400 familiares também sejam beneficiados indiretamente. Para definição da melhor estratégia de adaptação do projeto nas duas cidades, o IMPP elaborou um diagnóstico situacional do sistema prisional de Ouro Preto e Mariana.
Os interessados nos cursos podem entrar em contato com o Instituto Minas pela Paz, pelo telefone (31) 3557-2037 de 2ª a 6ª feira para entrevista, no horário de 9 às 17 horas, em Mariana (Rua Zizinha Camello N° 6, sala 3 – Centro).
Instituto Minas Pela Paz
Criado em fevereiro de 2007, o Instituto Minas Pela Paz é hoje uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) criada a partir da iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e das maiores empresas do Estado, com o objetivo de contribuir com o governo para combater a violência e reduzir a criminalidade no Estado.
Com uma abordagem empresarial, o IMPP tem como missão elaborar e propor ao poder público soluções focadas na segurança pública e ações em favor da sociedade por meio de projetos consistentes e viáveis, estimulando a participação da comunidade na promoção da cidadania. Também visa promover a integração às políticas públicas de projetos de sucesso desenvolvidos por entidades, empresas e governos, divulgando as melhores práticas.