Falta de incentivo ao turismo fecha hotéis em Mariana
Publicada 01 de Outubro de 2010 - 07:58
Dia 27 de setembro, é comemorado o dia Mundial do Turismo. Esta data foi instituída pela OMT (Organização Mundial do Turismo), órgão este que compõe o Sistema das Nações Unidas, em setembro de 1979.
A escolha da data se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial, portanto, comemorando seus nove anos de vigor, em 1979. A intenção dos organizadores do evento foi a de transformar o Dia Mundial do Turismo numa data capaz de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que esse ramo ocasiona.
O turismo é uma atividade relacionada ao entretenimento, onde as pessoas se divertem ao passearem por diferentes lugares.
Além disso, é tido como a área profissional que cuida de toda a movimentação que esses passeios ocasionam, e o conjunto de serviços que os mesmos geram, com o intuito de promover o bem-estar dos visitantes ou turistas, sendo que seu maior objetivo é de que o viajante sinta-se satisfeito e retorne ao local.
A falta de políticas públicas que fomentem o Turismo na cidade também foi abordada pelos vereadores na reunião da última segunda-feira. Para os vereadores é preciso uma ação conjunta de toda sociedade marianense no sentido de fortalecer esta atividade no município, que vem sofrendo uma queda nos últimos anos. Um encontro de todos os setores envolvidos com o Turismo foi proposto pelos vereadores, onde serão debatidos os problemas e apresentados os projetos que possibilitem desenvolver esta atividade com qualidade em Mariana.
Em entrevista à nossa Redação Luiz Otávio (Bizute), Presidente da Associação dos Guias de Turismo de Mariana, falou um pouco de Mariana e seus pontos turísticos.
“Sim, Mariana é a cidade primaz de Minas. Nós temos em torno de cinco cidades de Minas Gerais que são destinos turísticos e infelizmente Mariana não é um deles, justamente devido à falta de infra-estrutura. Falta política envolvendo as pessoas das áreas de todos os seguimentos relacionados de modo a proporcionar aos turistas que vêm de longe. Pois, muitas vezes chegam a nossa cidade e encontram as nossas Igrejas fechadas por não ter a devida organização de horários para atender adequadamente a todos. Sendo assim o turista não fica satisfeito com seu passeio e acaba não retornando à nossa cidade. Temos aqui em Mariana, pontos fundamentais de turismo além de nosso patrimônio além de belas cachoeiras e diversos pontos para visitas em nossos distritos, como a Mina de Ouro em Passagem, que tem um público forte de visitas, mas que agora vem deixando a desejar em sua organização, no caso do controle de pessoas que as visitam, sendo que este mesmo controle é um modo de proteção à vida de todos que a visitam”.
Ainda de acordo com Bizute, Mariana vem enfrentando graves problemas nessa área que é de grande valor para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade.
“Um dos graves problemas que vem nos acontecendo é que temos pousadas bem conceituadas que estão fechando suas portas, que não sempre, mas o pouco movimento colabora para que tais fechamentos aconteçam. Nós aqui em Mariana temos poucas opções de Restaurantes, às vezes, eles não estão tão bem preparados em termos de qualidade. Tínhamos que ter um órgão controlador para que fosse feito uma média de preços.
Nós temos guias de turismo, e falsos guias de turismo. E esses ‘falsos guias’ infelizmente circulam livremente em áreas que eram somente para guias associados. Eu estou providenciando as confecções de camisas, onde os guias associados vão trabalhar devidamente uniformizados. E também contamos com a ajuda dos pontos turísticos de restringir a entrada desses ‘falsos guias’. Hoje nós não podemos mais fazer as coisas por ‘achismo’, temos que pensar coletivamente”. Finaliza Bizute.