O Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente reuniu nesta quarta, dia 21, no auditório do Gabinete do Prefeito, com representantes das entidades registradas neste Conselho. A reunião teve inicio com a fala da presidente do CMDCA, Cássia Vitorino, que prestou contas dos recursos recebidos e repassados pelo Fundo da Infância e Adolescência – FIA de 2005 a 2010 e depois passou para o lançamento dos Editais:
Edital 1: De Chamamento Público, tem a finalidade de convidar as entidades registradas no CMDCA a enviarem projetos que “desenvolvam atividades para crianças e adolescentes abordando a sensibilização e o enfrentamento sobre o uso de drogas”.
Edital 2: De Captação de Recursos, visa receber projetos das entidades registradas no CMDCA para campanha do FIA 2010. Se aprovados, os projetos serão encaminhados para empresas e pessoas físicas que queiram investir parte do Imposto de Renda devido no Fundo da Infância e Adolescência – FIA.
O foco de atuação do projeto de captação é, preferencialmente, a sensibilização e o enfrentamento sobre o uso indevido de drogas na adolescência, que promovam ações que possibilite o fortalecimento e o resgate das famílias e oferte cursos e oficinas que beneficiem as crianças e adolescentes no contra turno escolar.
O CMDCA só receberá projetos de entidades registradas e com a documentação regularizada no Conselho. Este fará análise para submetê-los a aprovação.
Na reunião compareceram 23 entidades das 28 registradas no Conselho. A reunião foi encerrada com a participação do secretário de Assistência Social, Paulo Xavier, que agradeceu as entidades pelos trabalhos prestados e falou sobre a necessidade da união de esforços para se alcançar um novo acolhimento institucional, principalmente, para beneficiar adolescentes.