Na madrugada do último dia 28, Bruna Sant’Anna procurou os serviços do Hospital Monsenhor Horta devido um problema de saúde que sua filha de um ano apresentava. Segundo a mãe da paciente que possui convênio com a Unimed o atendimento do médico João Manoel Alves pediatra (CRMMG 7828) foi precário “O médico depois de examinar minha filha a colocou no soro e sumiu, não apareceu mais para saber como estava. Ela estava vomitando muito e eu chamei as enfermeiras que por sinal me atenderam muito bem. Ao acionar-lo o médico informou as mesmas que se ela estava vomitando e estava no soro não tinha problema podia continuar vomitando.” Afirmou Bruna.
Seguindo nas reclamações Bruna ainda ressalta que assinou um termo de responsabilidade para a retirada da filha do HMH “Assinei um termo de responsabilidade e tirei minha filha de lá e em seguida procurei por outro atendimento médico que inclusive fui muito bem atendida. Depois de tomar um remédio para vômito minha filha melhorou” desabafou.
Procurados por nossa Redação a Unimed respondeu que:
“Ciente do teor da reclamação de Vossa Senhoria, informamos que entraremos em contato com o Hospital Monsenhor Horta a fim de buscarmos informações sobre os fatos, ressaltando que o nosso objetivo é disponibilizar aos nossos clientes um atendimento de qualidade, humanizado e acolhedor” Jane Eloísa Comunicação Social, Unimed Inconfidentes.
O HMH respondeu que: Prezado, Rômulo, boa tarde.O Hospital Monsenhor Horta lamenta a situação vivenciada por estas usuárias e informa que as medidas cabíveis foram tomadas para que a chefia dos pediatras esclareça o ocorrido com o médico em questão. Infelizmente, casos isolados acontecem. Sabemos que, mesmo com as mudanças no Código de Ética Médica que prevê mais humanização no trato ao paciente e mais respeito na relação médico-paciente, ainda assim, atitudes simples nem sempre são seguidas por estes profissionais. Mas o Monsenhor Horta quer ter em sua equipe, pessoas não só qualificadas, mas humanas em todos os sentidos. O código é o maior órgão que rege a profissão da medicina e nós, enquanto instituição de saúde, procuramos sempre estreitar a relação dos profissionais da saúde com os colaboradores do Hospital e também com os usuários, por meio de cursos e reuniões que abordam o atendimento médico-hospitalar. “Entendemos que é necessário comprometimento da classe médica com os pacientes e com a instituição em que prestam serviços, pois, muitas vezes, alguém pode ser prejudicado pela conduta profissional de médicos isolados. Esperamos e confiamos a estes profissionais que os pacientes sejam mais bem assistidos para aprimorarmos a assistência à saúde”, afirmou Wagner de Almeida Dias, diretor administrativo do HMH.