O inverno de 2010 é um dos períodos mais longos sem chuvas nos últimos meses. Isto provoca redução significativa nos mananciais de captação para tratamento e distribuição de água. Por este motivo, há necessidade de esforço da população a fim de diminuir impactos. É um apelo da equipe do SEMAE e da Prefeitura de Ouro Preto e do SAAE de Mariana, principalmente para os cidadãos que insistem, por exemplo, na lavagem das calçadas, desperdiçando água tratada que, certamente, faltará para outras pessoas.
Outros fatores ocasionais também contribuem esporadicamente para o desabastecimento. No início desta semana, ocorreu avaria de duas bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Itacolomi. Por isto, parte da população que reside na região sul da cidade de Ouro Preto ficou sem água durante alguns dias. O SEMAE e a Novelis resolveram a questão de forma rápida. O problema foi ocasionado pelo excesso de trabalho dos equipamentos devido ao baixo volume de água e pelo alto consumo, mesmo na época mais seca do ano. Foram instaladas duas novas bombas e as avariadas ficaram como reforço sobressalente para qualquer eventualidade na ETA.
A economia de água é imprescindível. A água domina 75% do planeta Terra, deste volume, apenas 2,5% é potável, ou seja, própria para consumo, e a grande maioria dessa pequena porcentagem não está acessível.
O desperdício de água e o elevado índice de natalidade dos países são os principais motivos desta alarmante situação. Estudos divulgados em 2000 pela ONU mostram que em 2025, 45% da população mundial ficará sem água potável.
Assim, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) pede a todos para economizar e utilizar a água sem desperdício, observando com atenção os seguintes procedimentos:
- Feche bem as torneiras da pia, do chuveiro e do tanque, quando a água não estiver sendo utilizada.
- Troque a bucha de torneiras que estiverem pingando.
- Não use mangueira para varrer a sujeira ao lavar passeios e áreas externas da casa. Utilize a vassoura.
- Lave o carro usando balde em vez de mangueira.
- Evite lavar passeios, garagens e carros várias vezes por semana.
- Mantenha regulada a válvula da descarga do vaso sanitário, para liberar apenas a quantidade de água.
- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;
- Verifique se a bóia da caixa d’água não está com defeito.
- Comunique ao SAAE caso haja algum vazamento de água na rede de abastecimento da rua ou no registro de entrada da casa.