O dia 27 de setembro é conhecido como o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, profissional capacitado para atuar na área de planejamento e gestão dessa atividade, que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade. Sabemos que o turismo é um dos segmentos que mais crescem no mundo e deve começar a ser encarado com seriedade, pois lida com o sonho dos seres humanos e pode ser visto como a atividade econômica do futuro, uma das mais promissoras do mundo, grande geradora de divisas e empregos, que contribui efetivamente para o desenvolvimento de várias localidades, além de disseminadora da cultura e da conservação do meio ambiente. É um fenômeno socioeconômico, político e cultural, que promove o deslocamento de pessoas motivadas pelo desejo de lazer, negócios, aventura, entre outros.
Atualmente, todo o esforço contemporâneo por desenvolvimento enfrenta os desafios da complexidade e o turismo é um grande exemplo. Políticas Públicas genéricas, vocações locais específicas, regras que servem a determinadas regiões e não a outras, pessoas com diferentes capacidades. O turismo envolve praticamente todas as formas de conhecimento. As pessoas estão buscando formas alternativas de turismo, fugindo de destinos comuns e pouco convencionais. É por isso que os segmentos de rural e aventura vêm ganhando espaço entre os adeptos das viagens de lazer.
É preciso buscar um caminho novo. Uma maneira mais racional, duradoura e responsável de desenvolver o turismo. O principal desafio da sustentabilidade é colocar em equilíbrio três tipos de desenvolvimento: o econômico, o social e o ecológico, de modo a garantir a qualidade básica de vida para temas comunitários. Condições que fazem a vida ser possível e digna de ser vivida.