[caption id="attachment_912" align="alignleft" width="640" caption="Gildênia e Marciano durante o debate sobre educação em tempo integral no Brasil"]
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A Secretaria Municipal de Educação concedeu, nesta semana, uma entrevista exclusiva ao JORNAL PONTO FINAL, para explicar o Programa de Educação em Tempo Integral: Mariana Cidade-Escola. A entrevista foi concedida pelas Secretárias Adjuntas de Planejamento Escolar e Coordenação do Programa de Educação em Tempo Integral, respectivamente Alessandra Luzia Pinto Silva e Gildênia Silva Manuel Xavier, além do Secretário Municipal de Educação, Marciano Antônio Ramos Teixeira. Além do projeto, eles falaram também da situação atual da educação em Mariana.
01) Como funciona o projeto Escola em Tempo Integral, na cidade de Mariana?
No ano de 2003 a Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o projeto piloto de educação em tempo integral, conhecido como “Projeto Sabiá”, na Escola Municipal Wilson Pimenta Ferreira. Em 2007 a Secretaria Municipal de Educação abraçou o desafio de estender o Programa às 23 escolas da rede municipal, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, intitulando-o “Programa de Educação em Tempo integral: Mariana Cidade-Escola”.
O Programa de Educação em Tempo Integral: Mariana Cidade-Escola é uma proposta inovadora de educação pautada na interdisciplinaridade, visando oferecer condições necessárias para o completo desenvolvimento humano. Seu objetivo é promover a cidadania ativa e a participação dentro e fora da escola, possibilitando a interação dos alunos com seu ambiente social, cultural, esportivo e educativo, visando melhoria na qualidade de vida de nossas crianças. A proposta da Secretaria foi que cada escola do município (sede e distritos) elaborasse o seu projeto de acordo com o seu contexto sócio-cultural e suas potencialidades, levando em consideração os espaços físicos de que cada comunidade dispõe.
O Programa de Educação em Tempo Integral “Mariana, Cidade-Escola” tem mais que aula, tem educação o dia inteiro! Para fazer acontecer o período integral, utilizamos o que a cidade já possui, mobilizamos a sociedade, encontramos parcerias e contamos com a participação de todos. O Programa oferece 04 (quatro) atividades por dia, num total de 20 (vinte) horas atividades por semana, dentro das modalidades: esporte/recreação, cultura, leitura e aprendizagem; distribuídas em 12 (doze) oficinas: Artesanato e saber popular, Cidadania ambiental, Esportes, Aprendizagem, Cultura, diversidade e história, Educação patrimonial, Teatro, Formação musical, Dança, Inglês, Informática, Capoeira. Cada uma das oficinas possui uma proposta pedagógica que respeita o contexto sócio-cultural e o espaço físico que cada comunidade possui. Sendo assim, as oficinas são ministradas na própria escola no contra turno e, caso a escola não comporte o número de alunos, são utilizados anexos. Além disso, nossas crianças recebem 04 refeições diárias e práticas de higiene.
A Secretaria Adjunta de Educação em Tempo Integral visa dar embasamento teórico e prático ao desenvolvimento de cada oficina e, para tal, promove a capacitação dos monitores, Coordenadores de Área - responsáveis pela elaboração e acompanhamento da proposta pedagógica das mesmas - e dos Coordenadores Locais – responsáveis por garantir o bom funcionamento do Programa
in loco. O programa conta ainda com os Coordenadores Pedagógicos.
O Município de Mariana, visando melhorias no Programa de Educação em Tempo Integral, investe recursos através de celebração de convênios, tais como o Projeto de Educação Musical, no Museu da Música, o Projeto LEGO (Educação Tecnológica) e celebra parcerias como o Projeto Grupo Giramundo (Empresa Vale), Projeto Educação Nutricional e Projeto Educação para o Trânsito.
02) Como foi a troca de experiências com outras cidades?
Em um estudo realizado nacionalmente, no ano de 2009, o Ministério da Educação encomendou uma pesquisa, realizada por quatro universidades brasileiras, com o tema “Educação e Tempo Integral no ensino fundamental - concepções e práticas na Educação Brasileira”. Dentre todas as escolas da rede pública municipal do país foram escolhidos apenas 20 municípios, sendo Mariana um dos selecionados para o desenvolvimento de um estudo de caso. Em virtude disto nosso município foi convidado a expor sua experiência no Programa de Educação em Tempo Integral no II Seminário Internacional “Teias de Cidadania”, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, entre os dias 02 e 06 de agosto de 2010.
O Secretário Municipal de Educação, Marciano Antônio Ramos Teixeira, e a Secretária Adjunta de Coordenação de Educação em Tempo Integral, Gildênia Silva Manuel Xavier, foram convidados a compor a mesa de debate “A Educação Integral no Brasil: avanços e desafios” do II Seminário Internacional: Teias de Cidadania, juntamente com representantes de outros municípios (Juiz de Fora, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte), momento este em que puderam trocar experiências e demonstrar como nosso município tornou-se referência nacional em Educação em Tempo Integral. Em pauta estavam os avanços e desafios para o sucesso do Programa de Educação em Tempo Integral.
3) Quais os principais projetos desenvolvidos pela Secretaria para o desenvolvimento da educação na cidade?
A Secretaria Municipal de Educação vem investindo recursos e buscando parcerias para o desenvolvimento efetivo de vários projetos, na busca de melhorar a cada dia a qualidade da educação marianense contando para isso com a participação de toda a comunidade escolar no desenvolvimento integral dos alunos.
Dentre os projetos desenvolvidos podemos citar: Projeto Lego (atendimento aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental), Projeto Positivo, Programas Semeando, o Projeto Atitude Ambiental (parceria com a Vale), o Projeto Educação Ambiental (parceria com a Samarco), o Projeto UFOP com a escola (parceria com a UFOP) e em breve o Projeto de Intervenção Pedagógica que será implementado pela Secretaria de Educação, visando o melhor acompanhamento pedagógico das nossas escolas. Um dos nossos objetivos é a realização de um plano de intervenção pedagógico, que vise a criação de um currículo único, e um melhor acompanhamento pedagógico da educação municipal.
4) Qual a atual situação da educação no município? Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo sistema municipal?
Verifica-se através das avaliações externas SIMAVE (Sistema de Avaliação do Estado de Minas Gerais), uma melhora no nível de proficiência dos alunos da rede municipal e nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) medidos através da Prova Brasil. A Secretaria Municipal de Educação tem como preocupação primordial melhorar cada vez mais estes índices. Para isso contamos com uma equipe pedagógica que dará suporte as escolas através de um acompanhamento contínuo. A Prefeitura de Mariana ofereceu curso de graduação e de pós-graduação para os professores da rede e hoje pode-se afirmar que quase a totalidade dos professores possui essa certificação. A SME aplica avaliações diagnósticas internas ao longo do ano letivo visando minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Outro ponto positivo foi a realização do concurso para pedagogo, hoje, praticamente todas as escolas possui este profissional e a realização das Conferências de Educação onde foi constituído o Conselho Municipal de Educação e aprovadas várias propostas para melhoria da educação sendo estas sugeridas pela comunidade escolar. O município conta ainda com o Conselho do FUNDEB e da Merenda Escolar.
Durante todo o ano letivo, deparamo-nos com algumas situações que dificultam o atendimento imediato às necessidades da comunidade escolar, mas apesar disto a secretaria não tem medido esforços e recursos para atender as demandas do município. Como exemplo podemos citar:
* A localização da maioria das escolas, pois se encontra na zona rural em pontos extremos do município.
* A morosidade nos processos licitatórios referentes a transporte escolar, compra de materiais, etc.
* A rotatividade de professores nas escolas, bem como o grande número de profissionais que trabalham em duas ou mais escolas dificultando a sua efetiva participação destes nas escolas.
5) Como é feita a alfabetização de jovens e adultos?
O Município conta hoje com 04 escolas que oferecem a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), totalizando 1.338 alunos, no 1º semestre letivo 2010. Público alvo: alunos com idade mínima de 15 anos completos para matrícula no Ensino Fundamental e 18 anos para a matrícula no Ensino Médio. Os alunos são alfabetizados com metodologia adequada a sua faixa etária e em tempo e currículo diferenciado do ensino regular, onde na EJA cada série é realizada em seis meses, atendendo desde as séries iniciais ao ensino médio. Vale ressaltar que a modalidade EJA é uma grande oportunidade para aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Vale ressaltar que alguns alunos desta modalidade de ensino foram aprovados no vestibular. Encontra-se em negociações com a Fundação Vale o desenvolvimento de outros projetos para o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos no nosso Município.
6) Como é a integração com as escolas da rede estadual?
Algumas escolas municipais são coabitadas com as escolas estaduais e vice-versa. Existem encontros de capacitação que atendem os dois segmentos, Estado e Município. Há uma grande interação entre a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, na busca constante de viabilizar melhorias para a educação do nosso município. Vale ressaltar que, além do município oferecer o Ensino Médio em 04 escolas dos distritos, oferece também vale-transporte aos alunos matriculados nas escolas estaduais, que residem em distritos, nos quais não oferecem o Ensino Médio.