[caption id="attachment_905" align="alignleft" width="640" caption="Dú confirma apoio a Hélio Costa"][/caption]
Os candidatos ao governo do estado Hélio Costa (PMDB) e Patrus Ananias (vice) visitaram Mariana e Ouro Preto no último sábado (14) e foram recebidos com vigor por seus adeptos. Hélio detém o apoio de diversas lideranças e divergências políticas da região.
Hélio criticou a pesquisa realizada pelo Vox Populi, de intenções de voto, que o coloca apenas 10 pontos percentuais à frente do atual governador Antônio Anastasia, 26% a 16%. No mesmo dia, foi divulgada também a pesquisa DataFolha, que aponta 43% a 17% para Costa. “Uma delas é encomendada e a outra reflete o sentimento que temos ao andar pelas ruas do estado”, disse.
Hélio Costa questionou ainda a ação das mineradoras na região. “As empresas precisam deixar uma contrapartida maior na cidade. Não podem simplesmente vir e levar toda a nossa riqueza”. O candidato criticou a Vale que, de acordo com ele, depois de privatizada deixou de realizar os projetos sociais, antes desenvolvidos na região.
Em Mariana, Hélio possui o apoio da ex-prefeita Terezinha Ramos (PTB), do atual prefeito Raimundo Horta (PMDB) e do 3º colocado nas últimas eleições municipais, Dú (PPS), que convocou seus adeptos a apoiarem Costa e Patrus. “Meus amigos, precisamos de gente com a consciência de Hélio Costa e Patrus Ananias à frente do estado para que Mariana desenvolva cada vez mais”, exaltou Dú.
O diretor de relações públicas da AGTURB (Associação de Guias de Turismo do Brasil – Subseção Mariana), Geraldo Zuzu, falou sobre seu manifesto em defesa do Dia de Minas em Mariana. “O atual governador Antônio Anastasia não tem a consciência da importância de Mariana, primeira capital do estado, para Minas e para o Brasil”, disse Zuzu. Geraldo explicou ainda porque manifestou-se em Ouro Preto e não em Mariana. “Com a omissão dos políticos marianenses, tanto do Prefeito Raimundo Horta quanto dos vereadores, em relação à decisão de Antônio Anastasia de dividir o Dia do Estado de Minas com a cidade administrativa, eu não me senti à vontade de falar aqui. Recebi um grande apoio do prefeito de Ouro Preto, Angelo Osvaldo, e preferi falar lá”, concluiu. Hélio Costa garantiu que em seu governo, o Dia de Minas não será dividido ou transferido para a Cidade Administrativa.