[caption id="attachment_670" align="alignleft" width="250" caption="Delegado Dr. Flávio Destro ao lado do presidente da Câmara de Mariana, Leitão."][/caption]
A emissão da carteira de identidade, serviço este que há muito tempo estava paralisado na cidade, voltou a ser oferecida a população marianense na última terça-feira, 27, quando a Câmara de Mariana inaugurou o Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC. No novo espaço, além da emissão de carteira de identidade, o cidadão também poderá retirar o atestado de antecedentes.
O projeto do CAC começou a ser implantado na época em que o vereador Marcelo Macedo (PSDB) estava presidindo o Legislativo marianense. Sua formatação aconteceu na presidência do vereador Raimundo Horta (PMDB), que finalizou o centro com sua instalação física e treinamento dos profissionais que trabalham no centro.
Para o atual presidente da Câmara de Mariana, vereador Edson Agostinho de Castro Carneiro (PTN), Leitão, o CAC não poderia ser entregue em melhor data, uma vez que o mês de julho tem um significado muito especial para os marianenses. É neste período do ano que a cidade comemora seu aniversário e também o Legislativo festeja a sua instalação a quase trezentos anos atrás. “A entrega do CAC de Mariana tinha que acontecer em julho. A data de hoje é ainda mais especial para a Câmara, pois marca o fim de uma etapa de trabalhos para a concretização de um projeto e o inicio da prestação de um serviço essencial para nossa comunidade”, lembrou Leitão. O presidente também destacou a ação e trabalho de outros ex-vereadores, como Antônio Claret e Duarte Gonçalves, para a concretização deste novo espaço de Cidadania.
A sensibilidade do Legislativo marianense foi ressaltada pelo delegado regional de Ouro Preto, Flávio Tadeu Destro. De acordo com Destro o convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Segurança, através da Policia Civil, e a Câmara de Mariana possibilitou a correção na falta de serviços importantes para a sociedade. Destro salientou que as novas instalações do CAC estão aptas a prestar bons serviços aos cidadãos.
Para marcar o inicio das atividades do CAC, o jovem Thiago Almeida Candido Gondin foi o escolhido para receber a primeira carteira de identidade emitida no centro. O CAC de Mariana poderá emitir cerca de 20 documentos de identificação por dia. Para utilizar os serviços do novo centro, que fica na Rua Wenceslau Brás, 18 – Centro, o cidadão deverá ligar para o número de telefone 3558-5158 às quintas-feiras, e agendar um atendimento.