[caption id="attachment_658" align="alignleft" width="250" caption="Remédios com a validade em dia abandonados em Furquim"][/caption]
Através de denúncia feita em nossa Redação, nos deslocamos até o distrito de Furquim, pertencente a Mariana, e constatamos no local uma grande quantidade de caixas de remédios de amostra grátis abandonados no local. Os remédios, em sua maioria com validade ainda para o ano de 2011, se encontravam no acostamento podendo ser vistos por carros que transitavam pela BR. A fim de melhor noticiar e em respeito ao nosso leitor entramos em contato com os departamentos responsáveis da Prefeitura a fim de nos certificamos de quem são as responsabilidades e a que órgão e a qual cidade foram distribuídos os remédios. Em ofício enviado a este semanário a Gerente da Vigilância Sanitária, Vera Lúcia Fernandes Vieira respondeu:
“Informo que os medicamentos referentes à denúncia protocolada no setor da Vigilância Sanitária sob o número 028/10 no dia 23/07/2010 e prontamente atendida. Foram recolhidos por este setor vários tipos de medicamentos de diversos laboratórios farmacêuticos, que serão encaminhados para correta destinação final devido aos mesmos terem sido encontrados em condições que inviabilizavam o seu consumo em razão da possibilidade de comprometimento de sua eficácia e/ou mesmo risco de causar dano à saúde das pessoas que utilizarem os mesmos. Impossibilitando desta maneira de serem disponibilizados como doação pelo sistema de saúde municipal.Considerando que não existe nenhuma informação no material recolhido que identifique os responsáveis pelos medicamentos encontrados, ainda que os medicamentos são caracterizados como de ‘amostra grátis’ e a grande maioria dos medicamentos não fazem parte da lista de medicamentos padronizados pelo Sistema Único de Saúde o que inviabiliza as medidas de caráter administrativo sanitário. Outras medidas que visem a identificação de quem cometeu o ato a lançar em via publica os medicamentos sofrerão apuração pelas autoridades competentes, cabendo a Vigilância Sanitária Municipal o recolhimento, inutilização e destinação final dos mesmos, segundo legislação sanitária vigente.” Vera Lúcia Fernandes Vieira (Gerente de Vigilância Sanitária) e Luciane Poton Miranda (Farmacêutica da VISA Mariana.