Dia de Minas e dos Mineiros Publicada 23 de Julho de 2010 - 11:27
[caption id="attachment_586" align="alignleft" width="251" caption="O governador Antonio Anastasia assina a transferência simbólica da sede de Minas para Mariana. No canto direito da foto, o Prefeito Municipal Raimundo Horta."]
[/caption]
Com um forte sistema de segurança, Mariana foi prestigiada, mais uma vez com a solenidade do Dia de Minas e aniversário de 314 anos da cidade, no último dia 16. O evento iniciou-se com uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Durante as formalidades, ocorreram a transferência simbólica da sede do governo para o município de Mariana e os agraciamentos com a Medalha do Dia de Minas.
O evento estava ameaçado de ocorrer na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e não na cidade de Mariana, como ocorre há 30 anos. Porém, após alguns questionamentos, inclusive do candidato adversário do governador Antonio Anastasia (PSDB) à administração do estado, Hélio Costa (PMDB), ficou decidido que aconteceriam 2 solenidades, 1 na cidade administrativa e outra em Mariana.
O presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios) e prefeito de Conselheiro Lafaiete, José Milton de Carvalho Rocha foi o orador oficial do evento. Discursaram ainda, o prefeito municipal de Mariana, Raimundo Horta, e o governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Raimundo cumprimentou os presentes e evidenciou a importância de Mariana no cenário estadual, por ser a primeira capital de Minas e o quanto seu patrimônio é significante para a história dos mineiros.
Antonio Anastasia cumprimentou de forma especial a juventude marianense e reforçou o trabalho realizado e o compromisso com o estado. “Por isso, ao renovar o nosso compromisso com Minas, neste dia, também renovamos os nossos compromissos com a democracia, com a liberdade, com os nossos compromissos com todos os mineiros. Não venceremos jamais a travessia para o pleno desenvolvimento enquanto guardarmos, no corpo do nosso território, as enormes desigualdades entre as regiões e as graves diferenças ainda existentes entre as pessoas. Se avançamos - e avançamos tanto nesses anos recentes – temos absoluta consciência do muito que ainda falta fazer. Sabemos que a conquista do desenvolvimento é tarefa diária. Tarefa diária, coletiva e compartilhada”, afirma Anastasia.
O governador finalizou pedindo as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo. “E concluo, meus amigos, povo de Mariana, lembrando que, na realidade, todos os dias são os dias de Minas. São os dias dos municípios mineiros. São os dias de todos os mineiros. Que nossa Senhora do Carmo nos proteja.”
O hino nacional brasileiro foi executado pela Guarda de Honra da Polícia Militar e o hino de Mariana, pela União XV de Novembro.
Após o evento, foi cedido um Buffet para políticos, convidados, agraciados e imprensa no interior da Câmara Municipal de Mariana, onde era possível perceber muita descontração, alegria e algumas articulações políticas, inclusive.
Dentre os 59 agraciados com a medalha do Dia de Minas, destacamos em Mariana, os atletas marianenses Jéssica Gonzaga dos Santos e Pablo da Silva
Santos, Efraim Rocha, homenageado pelas ações no conservatório de música de Mariana, além do Professor Cristóvam Paes, da Fundação Gorceix.