O Jornal Ponto Final entrevistou nesta semana o presidente da ACIAM / CDL Mariana Sebastião Bretas. Uma entrevista a respeito de assuntos inerentes ao órgão e a sua atuação na presidência do mesmo.
Ponto Final – Bretas, o que o senhor tem a dizer da Associação de hoje? O que já foi realizado dentro do que você falou em campanha?
Sebastião Bretas: Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao Jornal Ponto Final pela oportunidade e falarmos da ACIAM / CDL Mariana.
Estamos com 3 meses de gestão e atravessando a maior crise política de Mariana o que afeta economicamente todo o município inclusive a nossa gestão, uma vez que a ACIAM/CDL de Mariana sempre teve como grande parceira a administração municipal.
-renegociamos o plano de saúde com UNIMED.
-ministramos palestra aos associados e contadores, sobre: ECF, PAF e SINTEGRA.
-realizamos o V Café Empresarial com Charme.
- peça teatral- A Loja II – capacitação e qualificação
-elaboração pesquisa socioeconômica de Mariana
-curso capacitação e qualificação- Como Vender Mais e Melhor - módulo I
Ponto Final – Como anda o projeto da construção da sede da Associação, uma vez que já está pago o lote, apesar de ninguém mais ter falado a respeito? Já procurou recursos para essa nova sede? A Associação já procurou a Prefeitura, a Vale, a Samarco para participarem do projeto? Há comentários de que, na verdade, o tal lote será vendido, pois o lugar não é adequado para a Associação. O que está acontecendo afinal?
S.B.: Fizemos uma Assembléia para tratar da Construção e do lote da ACIAM / CDL Mariana. Temos interesse sim em negociá-lo por outro mais central. Foi marcada reunião com a Samarco e posteriormente adiado por motivos de agenda.
Estamos aguardando agendamento da prefeitura para tratamos deste e outros.
Ponto Final – A população e os comerciantes têm feito várias reclamações sobre a falta de participação da Associação como, por exemplo, na questão do estacionamento. Esse é um grande problema hoje, tanto para o motorista quanto para o comerciante. Há comércios colocando cones para segurar as vagas, atrapalhando outros. Foi implantado um estacionamento rotativo em parceria com a Associação, mas este encontra-se parado. Diante disso, a entidade não deviria participar e cobrar mais dos órgãos competentes a respeito?
S.B.: Ficamos surpresos com as modificações no trânsito e estacionamentos, pedimos audiência com a administração municipal mas com as idas e vindas ainda não obtivemos retorno.
Mandamos oficio ao DEMUTRAN mostrando nossa insatisfação e pedindo agendamento de reunião para tratarmos do assunto.
Ponto Final – Há muitas reclamações sobre eventos no Centro da cidade. A última foi relacionada ao Encontro Regional de Evangélicos de Mariana (EREM). Houve também questionamentos sobre as comemorações do dia do Trabalhador e, agora, questionam a respeito do Festival da Vida à Praça Tancredo Neves – Terminal Turístico. Foi feita uma pesquisa na qual 71% do povo foi contra a realização de tais eventos no Centro. O que a Associação tem a dizer a respeito? Qual o posicionamento da mesma sobre isso? Caso também sejam contra, o que vocês estão fazendo na tentativa de sanar o problema?
S.B.: Sobre a tal pesquisa eu a desconheço. Mariana tem um espaço especifico para shows, com palanque fixo e área segura.
Se a administração municipal autoriza a realização de eventos fora desde espaço, contrariando a opinião publica e/ou criando transtornos ao trânsito e comércio central, a ACIAM / CDL Mariana juntamente com os meios de comunicação em massa como Rádio Mariana FM e o Jornal Ponto Final, dentre outros, podemos e devemos agir juntos.
Ponto Final – Há uma grande preocupação dos comerciantes quanto às brigas jurídicas entre esquerda e direita pelo poder da Prefeitura de Mariana. Os comércios estão sendo prejudicados, porque ninguém compra mais devido ao emprego incerto. Já para os comerciantes a dúvida é a seguinte: como vender a uma pessoa sabendo que a mesma pode não estar mais trabalhando no dia seguinte? Fica difícil vender até para a própria Prefeitura. Como o senhor avalia essas questões?
S.B.: As disputas políticas sempre existiram e sempre existirão, o que fortalece ainda mais a democracia.
O que estamos passando hoje em mariana não é bom nem para a comunidade, nem para o comercio e muito menos para a “ cidade Mariana”. Todos perdem e os investimentos ficam trancados a espera de definições...