No dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) completou 14 anos de promulgação. Elaborada para amparar mulheres vítimas de violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial, a lei inovou no sentido de tratar com mais rigor a violência contra a mulher no contexto da violência doméstica.
Visando fomentar a celebração deste marco jurídico, está sendo realizada em todo país a campanha “Agosto Lilás”. E a Polícia Militar de Minas Gerais também está participando da campanha de prevenção, assim como o 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), por meio de ações preventivas e blitzen educativas.
Nos quatro municípios de responsabilidade do 52º Batalhão, estão sendo realizadas blitzen, com distribuição de Dicas PMMG, da edição especial “FIQUE SEGURA”, em Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Diogo de Vasconcelos e distritos.
As Dicas também estão sendo postadas no site e nas quatro Fanpages do 52º BPM: www.facebook.com/policiamilitardeouropreto; www.facebook.com/policiamilitardemariana; www.facebook.com/policiamilitardeitabirito; www.facebook.com/policiamilitardediogodevasconcelos.
Segundo a Cabo PM Sabrina, representante do 52º Batalhão no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ouro Preto (COMDIM), “a campanha “Agosto Lilás” é uma oportunidade diferenciada de promover a conscientização pelo fim da violência doméstica e aprimorar o serviço preventivo, que incansavelmente prestamos à sociedade. Por meio da campanha, o tema é mais debatido e alcança uma parte significativa da sociedade ao mesmo tempo. Como Policial Militar e mulher, celebrando os 14 anos da Lei Maria da Penha, por meio da campanha, sinto-me feliz pelas conquistas e caminhos já percorridos e motivada a continuar a caminhada que ainda é longa.”
Lembre-se: em casos de violência contra a mulher, denuncie! Ligue para o telefone 181. Ou acione a Polícia Militar pelo telefone 190.