Todos os 15 vereadores elegeram na tarde dessa segunda-feira, 3 de dezembro, a Chapa 01 para ocupar a nova Mesa Diretora da Câmara durante o biênio 2019/2020. A Chapa 01, única a se candidatar para a composição da nova Mesa, é composta pelos vereadores Edson Carneiro (PPS) que será o novo presidente da Câmara; Daniely Alves (PR) nova vice-presidente; o vereador Juliano Duarte (PPS) 1º secretário e o vereador Adimar José Cota (PSC) 2º secretário.
Em seu pronunciamento depois da votação unânime, o novo presidente lembrou o legado deixado pelos ex-presidentes Tenente Freitas (PHS), Bruno Mól (MDB), Marcelo Macedo (PSDB), Geraldo Sales (PDT) e do atual presidente, vereador Fernando Sampaio (PRB). Para o presidente eleito, sua trajetória tem muito a se espelhar nas de seus colegas. O vereador “Leitão” também afirmou que o momento é de unidade, de trabalho coletivo e de diálogo entre o Executivo e Legislativo. “Tenho certeza que com a nossa união os próximos anos serão de redenção para Mariana”, completou Edson Carneiro.
A nova vice-presidente da Câmara, vereadora Daniely Alves, agradeceu seus colegas e também celebrou o momento de união no Legislativo. Daniely Alves, oposição ao atual governo, afirmou que a construção da Chapa 01 foi dada de forma coletiva. “A Chapa mista representa a unidade e maturidade para enfrentar atual o momento de crise que a cidade atravessa”, afirmou a vice-presidente eleita. Para a vereadora, essa unidade teve como sujeito fundamental de mediação o vereador Gerson Cunha (PSC), que atuou com maturidade para dialogar e garantir a coesão da composição.
Os membros da Mesa Diretora eleita assumiram simbolicamente os trabalhos da reunião após a eleição. A sessão de posse ocorrerá dia 20 de dezembro, às 09h, durante a última reunião ordinária do ano.
Presidente eleito – Edson Agostinho de Castro Carneiro, mais conhecido como Leitão, trabalhou incansavelmente na mineração e aposentou-se enquanto funcionário da Samarco. É marianense, nasceu em 06 de agosto de 1958. Foi eleito para exercer o seu primeiro mandato parlamentar aos 42 anos, em 2000. Foi reeleito consecutivamente e cumpre seu 5º mandato como vereador. Mandatos: Legislaturas 2001-2004 / 2005-2008 / 2009-2012 / 2013-2016 / 2017-2020.