Na reunião da câmara de vereadores da última segunda-feira, 29, discutiu-se amplamente sobre a falta de negociação por parte do Executivo com os professores que reivindicam o cumprimento da ação que a categoria ganhou na justiça, referente à carga horária dentro e sala de aula. Na ocasião, o vereador José Jarbas(PTB) fez duras críticas à atual Administração, com destaque para os servidores nomeados em cargos de confiança.
O vereador Bambu(PDT) pediu que o parlamentar retirasse a frase onde citou que o governo é “sem vergonha”. “Eu conheço várias pessoas sérias e honestas nesse governo. Eu gostaria que vossa excelência retirasse esse termo, até para não constar na ata, em respeito às pessoas honradas e honestas que fazem parte do governo”, defendeu.
O parlamentar Jarbas rebateu ao pedido. “Vou fazer uma adaptação. Não vou dizer que ele é todo não, mas uns 60% sem vergonha. Pode constar em ata, por favor. Quando vocês começarem a resolver o problema da educação, da saúde, aí eu retiro os outros. Vou deixar 40% que eu tenho respeito lá”, completou.
O outro lado
Em nota, o prefeito Duarte Júnior classificou o posicionamento como “absurdo”, vindo de um representante do povo. “Fiquei extremamente surpreso quando ouvi a fala do vereador. Ele tem que entender que a administração pública é composta e é desenvolvida por pais e mães de famílias, de pessoas do bem que trabalham arduamente para construir uma Mariana ainda melhor para todos nós. Uma afirmação injusta e infeliz vinda do vereador”, declarou.
Desfecho
Na manhã desta quarta-feira, Duarte participou de uma coletiva, e questionado sobre o caso afirmou que a declaração o deixou indignado com a generalização, já que no governo trabalham muitos pais de família. Du afirmou que era melhor Jarbas apontar os nomes dos funcionários a que se referiu como “sem vergonha” do que generalizar.
Através das redes sociais, Jarbas respondeu ao Prefeito. Em sua conta no Facebook, o vereador fez uma postagem com o título “Prefeito propõe desafio ao Vereador José Jarbas Ramos Filho - Zezé de Nego e ele aceita”. Na publicação, Jarbas fala que indicará os servidores nomeados em cargos de confiança que demonstram fala de compromisso com a cidade. “O Vereador destaca que aceita o desafio e que é só o Prefeito enviar para a Câmara autorizando a participação de todos os vereadores para que ocorra a redução de 60 por cento destes cargos que tem feito esta Administração acabar com o Tempo Integral, atrasar pagamento ao Hospital e a outros fornecedores da Prefeitura”, afirmou.
O parlamentar destacou também que “para indicar os nomes a mudança tem que ser feita até para ver se essa Administração melhora um pouco. Indicar os nomes estou de acordo, mas queremos a garantia de que não apenas o Vereador ZEZÉ NEGO que atualmente está na oposição ao atual Governo mas todos os demais Vereadores possam participar e que a reforma de fato aconteça". Jarbas comentou que Mariana tem cerca de 400 cargos de confiança, enquanto a cidade de Nova Lima, com maior número populacional e maior arrecadação, conta com cerca de 300.