Um relatório feito pela Prefeitura Municipal de Mariana sobre a qualidade da água de Cachoeira do Brumado foi levado à Câmara pelo vereador José Jarbas Ramos (PTB) na reunião ordinária realizada na última segunda-feira (28). O parlamentar cobrou melhorias e convocou representantes de órgãos a comparecerem à casa.
“Nós temos um relatório alarmante, uma pesquisa que detectou que água de Cachoeira do Brumado está imprópria para o consumo, inclusive tendo coliformes fecais”, afirmou o vereador. Ele entregou o documento, que deverá ser lido na próxima reunião ordinária da Câmara, e fez um apelo. “Convoco, de imediato, o secretário de Saúde para que compareça a esta casa, o representante do Jurídico, o representante da SAAE, o representante do SASU, para saber quais medidas serão tomadas”, disse.
Jarbas também se mostrou insatisfeito com a Prefeitura, que não estaria se envolvendo ativamente no assunto. “O governo se mostrou covarde em não participar ativamente da audiência. Aqueles que lá estavam falavam da dificuldade de representar o Executivo, porque não havia uma proposta real”, criticou.
Quem também se pronunciou foi o vereador Bruno Mól (PMDB), que lembrou que alguns pontos de coleta da água para a análise foram escolas, a Estadual Dona Reparata Dias de Oliveira e a Municipal Aníbal de Freitas. Ele pediu também a presença da secretária de Educação do município, Juliana Alves, na reunião convocada por Jarbas e pediu um olhar especial às crianças.
No total, foram coletadas quatro amostras. A Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde confirmou que todas estavam insatisfatórias para consumo humano. A subsecretaria também informou que, em setembro, haverá distribuição de hipoclorito de sódio em Cachoeira do Brumado, a fim de resolver o problema.