O governador Fernando Pimentel (PT) preside, neste domingo (16), às 10h30, na Praça Minas Gerais, em Mariana, a solenidade em comemoração ao Dia do Estado de Minas Gerais e a entrega da medalha do Dia de Minas. O evento celebra o aniversário de 321 anos do município, primeira capital do Estado.
Com a presença da população e a expectativa da praça aberta ao povo, o governador deverá retornar a Mariana para a cerimônia que tem uma tradição de 38 anos e que foi interrompida por ele no ano passado. Pela primeira vez desde 1979, o Dia de Minas em 2016 não teve a presença do Estado.
Pimentel não participou da festa e o governo alegou a ausência pelo “luto” às vítimas do rompimento da barragem, uma tragédia que havia ocorrido há 8 meses. A atitude do governador foi criticada por diversas lideranças políticas e causou indignação na população marianense.
Após divergência com o Governo de Minas, o prefeito Duarte Junior (PPS) manteve a realização do evento mesmo sem a presença do Estado. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, foi o orador oficial da cerimônia.
Para a cerimônia deste ano, o prefeito garantiu ao PONTO FINAL que “os marianenses terão acesso livre” a praça. “Conversamos abertamente com o governador e vamos manter a praça aberta ao público”, disse Duarte.
O evento acontecerá a partir das 10 horas, após a celebração da missa solene no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Mariana, pelo arcebispo emérito Oliveira, dom Francisco Barroso.
Programação oficial do Dia de Minas.
Domingo, 16 de julho
Praça Minas Gerais, Mariana-MG.
9h - Missa solene no Santuário do Carmo, com bispo emérito dom Francisco Barroso
10h - Sineirata – durante 10 minutos, haverá toque de sinos nas igrejas
10h30 - Início da cerimônia comemorativa do Dia de Minas, com assinatura do ato de transferência simbólica da capital do estado para Mariana, entrega de medalhas e pronunciamentos. Presença do governador Fernando Pimentel e demais autoridades convidadas.