Um princípio de rebelião no presídio de Ouro Preto terminou com um detento ferido na manhã de quarta-feira (12). Segundo a Polícia Militar, o motim começou por volta das 11 horas.
O tumulto começou no momento em que os agentes faziam uma revista de rotina. Alguns presos se recusaram a passar pelo procedimento e “iniciaram uma subversão da ordem”, conforme nota da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) enviada à imprensa.
Os detentos colocaram fogo no corredor do presídio e atiraram objetos contra os agentes. Durante o momento de contenção dos presos, um deles se feriu levemente e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ouro Preto.
Equipe da 248ª Companhia PM do 52º Batalhão da Polícia Militar, agentes penitenciários e integrantes da Polícia Civil conseguiram conter os presos, que se renderam e foram encaminhados para uma cela segura. Já a equipe do Corpo de Bombeiros conteve o fogo ateado pelos presos nos colchões.
Um preso de 27 anos, ferido durante o motim, foi encaminhado para atendimento na Santa Casa de Ouro Preto, sendo transferido, posteriormente, para Belo Horizonte para fazer exames mais detalhados. A contenção dos presos durou menos de meia-hora. A rebelião no presídio terminou por volta de 13h30.
Segundo a PM, o motim teria ocorrido devido a insatisfação dos presos, relativa às operações que vêm ocorrendo toda semana, por ocasião da mudança de direção. Em decorrência destas operações, já foram apreendidos diversos celulares e drogas no local.