O cine teatro Sesi Mariana foi palco da sessão solene, nesta terça-feira (04), das comemoração aos 306 anos da Câmara de Mariana. Na ocasião foram entregues honrarias e títulos de cidadania aos indicados pelos vereadores de Mariana.
Foram entregues os diplomas a 15 novos Cidadãos Honorários e outorgadas 18 medalhas de Mérito Legislativo em reconhecimento aos marianenses por naturalidade e por adoção. Também foi homenageado o vereador da legislatura mais antiga com a Comenda Capitão-Mor Pedro Frazão de Brito.
A cerimônia foi aberta pelo presidente da Câmara, Fernando Sampaio, com as presenças dos vereares e do prefeito de Mariana, Duarte Júnior.
A primeira atração do evento foi a apresentação da jovem bailarina Milena Oliveira Rodrigues, de apenas 10 anos, que atraiu os olhares na noite solene com a apresentação de dois solos.
A primeira homenageada foi a policial militar, Maria Marta Guido de Lima, que recebeu o título de Cidadã Honorária das mãos do presidente da Câmara, Fernando Sampaio. Marta Lima é belo-horizontina, filha de pais marianenses, reside em Mariana desde 2001. Atualmente ela é 1° tenente da PMMG e assessora de comunicação organizacional do 52° Batalhão da Polícia Militar.
A Câmara de Mariana constitui o Poder Legislativo na cidade, possuindo as atribuições de discutir as leis municipais, fiscalizar a execução das políticas públicas locais, representando os interesses da sociedade junto aos órgãos públicos e às entidades sociais competentes.
A construção de sua sede, a Casa de Câmara e Cadeia, foi iniciada em 1768 e concluída após 30 anos (1798). Ela compõe um belo conjunto cultural e arquitetônico no centro de Mariana, composto também pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Igreja de São Francisco, localizada na Praça Minas Gerais.