O selo postal que homenageia o ex-prefeito Roque Camêllo, idealizador da lei que instituiu o 16 de julho como Dia de Minas Gerais, que completa 40 anos, é apresentado em Mariana. O lançamento dos Correios foi na quinta-feira (29), na Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras.
A cerimônia contou com as presenças acadêmicos, políticos, amigos e familiares do ex-prefeito, que faleceu no dia 18 de março. A Casa de Cultura esteve lotada. O público ovacionou a memória de Roque e prestou homenagem por meio de músicas, apresentações e afetuosas declarações.
O lançamento oficial e as obliterações honrosas acontecerão no Dia 16 de Julho, na Praça Minas Gerais, durante a Cerimônia da Entrega das Medalhas do Dia de Minas Gerais.
A jornalista Merania Oliveira, viúva do ex-prefeito, agradeceu as manifestações de carinho. “Sinto que a justiça está sendo feita aquele que tanto fez a Mariana, que pensou na cidade e teria feito muito mais porque os seus planos eram maravilhosos”, ressaltou.
O prefeito Duarte Júnior participou da cerimônia e destacou as virtudes de Roque. “Nada mais justo que homenagear um entusiasmado visionário que enxergava além de nossas montanhas, que entalhava o futuro com olhos de menino, que via o dia de amanhã antes mesmo do pôr do sol. Um incansável guerreiro. À frente dos movimentos em defesa de Mariana empreendeu batalhas grandiosas e nos encheu de orgulho”.
O selo traz a marca dos 321 anos. Em primeiro plano, a imagem tradicional da Praça Minas Gerais – cartão postal de Mariana – com as duas igrejas, o pelourinho e o prédio da Câmara. Em destaque surge a imagem de Roque Camêllo. Os primeiros exemplares do selo foram entregues pelo diretor dos Correios de Mariana, Júlio César a viúva, Merania Oliveira, a vice-presidente da Casa de Cultura, Hebe Rola, ao prefeito Duarte Junior, e ao presidente da Câmara, Fernando Sampaio.
A ideia do lançada pelo Professor Roque, em 16 de julho de 1977, na Casa de Cultura de Mariana, foi transformar o aniversário de Mariana como o Dia do Estado de Minas Gerais, dois anos após, em 1979, os mineiros comemoravam oficialmente a data cívica.
Biografia
O ex-prefeito de Mariana, Roque Camêllo, de 74 anos, morreu no dia 18 de março, em Belo Horizonte. Empresário, advogado e professor, formado em Letras e Direito pela UFMG, Roque Camêllo era marianense, nascido em berço pobre, chegando a ser engraxate na porta da Catedral da Sé.
Cursou Direito e era professor de Latim e Português. Com apenas 18 anos, foi eleito vereador e liderou a vinda para Mariana do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, além da instalação da Cemig e da construção da Estrada de Contorno, que salvou o patrimônio cultural.
Estudou no Seminário de Mariana. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). Como voluntário, presidia a Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras e era diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ).
Em 2004, após um pedido de dom Luciano retornou à política como vice-prefeito entre 2004 a 2008. Candidatou-se a prefeito, venceu as eleições e assimiu a prefeitura em 2009, tendo como plataformas principais a recuperação cultural. Ficou no cargo até março de 2010, quando foi afastado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por perda de prazo de recurso.