Aos 88 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (26), o ex-prefeito João Rapallo, ilustre cidadão e notável morador de Passagem de Mariana. Ele estava internado no hospital Monsenhor Horta há mais de duas semanas. A causa da morte não foi informada.
O corpo está sendo velado na sede da Corporação Musical Santa Cecília e o sepultamento ocorre ainda hoje, às 17h, no cemitério Nossa Senhora da Glória.
A notícia da morte de João Rapalo causou comoção entre amigos e familiares. O prefeito Duarte Junior (PPS) decretou luto oficial de três dias no município. Em nota, considerou uma "perda irreparável à família enlutada e à cidade de Mariana, o que deixa consternado todo o povo marianense".
O decreto será publicado na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial Eletrônico do Município (DOEM). Nele, o prefeito cita as relações de amizade e respeito que toda a Administração Municipal mantém com a família e a devoção que Rapalo dedicou à nossa cidade, tendo sido prefeito de Mariana.
João Rapalo nasceu em 26 de junho de 1926. Foi prefeito de Mariana na década de 70, era uma presença ilustre nas ruas do bairro de Passagem onde morava. Era apaixonado pelo seu carro, um modelo Ford amarelo de 1929. Há mais de 15 anos esse automóvel acompanha o ex-prefeito.
O carro é equipado com buzinas, adesivos, placa criativa e a simpatia de seu proprietário. Num rápido passeio deu para perceber o sucesso que o veículo faz com os turistas e moradores. Em 2015, ele esteve no PONTO FINAL e manifestou insatisfação com o tratamento que vinha recebendo das autoridades locais. Há muito tempo, segundo ele, não ganha um convite para homenagens e programas da cidade.
Em nota divulgada em sua página pessoal, o prefeito Duarte Júnior manifestou profundo pesar pela triste notícia do falecimento de João Rapallo.