A Comissão de Administração Pública vai realizar audiência para tratar de denúncias de irregularidades no funcionamento da Cooperativa de Transporte de Transporte Urbano e Rural (Coopertur), que presta serviços à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Requerida pelos vereadores Gabriel (PHS) e Pedro Patrus (PT), a reunião foi motivada por queixas de cooperados que afirmam ter seus diretos lesados.
A Coopertur é a mesma coopertativa de transporte que presta serviço a Prefeitura de Mariana.
Denúncias apresentadas pelos motoristas indicam que a Coopertur estaria atrasando o pagamento dos funcionários. Além disso, segundo os trabalhadores, eles estariam sendo pressionados a adquirir seus veículos de trabalho na revendedora Locagerais, supostamente vinculada à cooperativa. Ainda segundo eles, ao recusar esses termos, muitos cooperados estariam sendo demitidos e substituídos.
A expectativa é que, em audiência pública, a comissão receba representantes das partes envolvidas para esclarecer dúvidas relativas à atuação da Coopertur e ao contrato firmado com a prefeitura.
Foram convidados para a audiência, entre outros, os secretários municipais de Governo e de Planejamento, Orçamento e Informação, além da Procuradoria Geral do Município e de representantes da Cooperativa de Transporte Urbano e Rural.