Os políticos, escritores e intelectuais usaram as redes sociais para lamentar a morte do ex-prefeito de Mariana, Roque Camêllo, neste sábado (18). Amigos e familiares também manifestaram em entrevista a reportagem do "Ponto Final".
O escritor Fernando Morais disse ter sido surpreendido pela notícia. "Fui despertado hoje com a péssima notícia da morte de um amigo querido, o advogado e ex-prefeito Roque Camêllo, aos 74 anos. Defensor da nossa cidade em tempo integral, era um incansável ativista cultural e fidelíssimo guardião do patrimônio histórico de Mariana. Fica aqui o abraço à viúva Merania, sua companheira de toda a vida".
A vice presidente da Academia Marianense de Letras, Profa. Hebe Rola, disse que para Mariana o “desaparecimento” do Professor Roque, e sua passagem para a eternidade é muito pesada.
"Foi uma notícia que nos surpreendeu, primeiramente, porque ele é um membro sustentáculo da cultura e da educação marianense. Nós, da Casa de Cultura, temos especial carinho com ele por causa disso. Ele é um defensor de Mariana, sempre lutou pelas causas nobres. Para nós, ele é um exemplo de expoente que toda a cidade do Brasil devia ter”.
O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Aluízio Alerto da Cruz, definiu Roque como "um dos mais brilhantes associados do instituto, muito prestativo, culto". "É uma perda muito grande para nós, e tenho a impressão que a cultura de Minas ficou desfalcada com a ausência dele”.
Para o escritor Nilson Silva, o ex-prefeito é "referência na cultura não só de Mariana, mas de Minas Gerais". "É um momento que precisamos ter uma profunda reflexão sobre a preservação dos valores culturais e que Roque sempre colocou a frente dos interesses pessoais. Foi um disseminador da cultura brasileira”.
O secretário de Governo de Mariana, Edvaldo Andrade, também lamentou a perda. "Homem de bem e de princípios, de muitas virtudes e múltiplos valores, que, sem dúvidas, deixará um legado para todos nós marianenses. Ao mesmo tempo em que lamentamos a despedida, somos muito agradecidos por ter tido a oportunidade de ter convivido com alma tão fraterna e generosa".
O presidente da Câmara de Mariana, Fernando Sampaoio, divulgou nota de pesar. "Mariana amanheceu triste. Um de seus filhos mais ilustres está agora junto de Deus. Vá em paz amigo de Mariana, pois você combateu o bom combate e chegou a hora de receber sua coroa de glória".
O prefeito de Ouro Preto, Julio Pimenta (PMDB), também se manifestou, disse que recebeu a notícia "com profundo pesar" e "em solidariedade à nossa cidade vizinha e irmã, decretei luto em nosso município, por três dias. Meus sentimentos à família e ao Município de Mariana".
A Arquidiocese de Mariana manifestou pesar pela morte do seu diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional de Mariana (Fundarq). "Nesse momento de dor e tristeza, consolem a todos, sobretudo aos familiares do Dr. Roque Camêlo, as palavras de Cristo, razão de nossa fé e de nossa esperança: “Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25).
O deputado estadual Thiago Cota (PMDB) disse ter recebido com "tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito". "Nos despedimos de um homem honrado, um dos grandes pilares da nossa cultura. Sem dúvidas, uma perda imensurável para nossa cidade", disse.