O velório do ex-prefeito de Mariana, Roque Camêllo, que morreu neste sábado (18), ocorre na Casa de de Cultura - Academia Marianense de Letras, na rua Frei Durão, 84, no Centro Histórico. O corpo do ex-prefeito chegou por volta das 17 horas.
A academia foi escolhida pela família porque ele é um dos fundadores e presidente da Casa de Cultura.
O corpo do ex-prefeito continua sendo velado até às 16 horas de domingo (19), quando segue em corteje até a igreja de Nossa Senhora do Carmo. No local, haverá missa de corpo presente que será celebrada pelo arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha. Logo depois ele segue para sepultamento.
Aos 74 anos, Roque Camêllo morreu em Belo Horizonte deixa um grande legado na política e cultura marianense. Ele foi ex-vereador, exerceu o mandato de prefeito em 2009 e foi vice-prefeito de 2004 a 2008. Foi o idealizador da Casa de Cultura, do Museu da Música e do "Dia de Minas" em Mariana. Ele também é diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ).
Em nota, a Câmara lamentou a morte e informou que declarará luto de sete dias. "Aos familiares, nossas sinceras condolências", diz a nota.
O prefeito Duarte Junior, pela manhã, decretou luto oficial de sete dias no município, cancelou os eventos oficiais e divulgou nota lamentando a perda do "do professor e amigo Roque Camêllo, honrado e ilustre cidadão marianense". "Hoje Mariana acordou triste. Hoje perdemos o nosso grande embaixador", disse.