O ex-prefeito de Mariana, Roque Camêllo, de 74 anos, morreu neste sábado (18) em Belo Horizonte. A causa da morte ainda não foi divulgada pela família.
Empresário, advogado e professor, formado em Letras e Direito pela UFMG, Roque Camêllo é marianense, nascido em berço pobre, chegando a ser engraxate na porta da Catedral da Sé em Mariana.
Cursou Direito em Belo Horizonte onde era professor de Latim e Português. Nesta época, com apenas 18 anos, foi eleito vereador e liderou a vinda para Mariana do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, além da instalação da Cemig e da construção da Estrada de Contorno, que salvou o patrimônio cultural.
Estudou no Seminário de Mariana. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). Como voluntário, presidia a Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras e era diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ).
Foi vereador na Câmara de Mariana. Em 2004, após um pedido de dom Luciano retornou à política como vice-prefeito entre 2004 a 2008. Candidatou-se a prefeito, venceu as eleições e assimiu a prefeitura em 2009, tendo como plataformas principais a recuperação cultural. Ficou no cargo até março de 2010, quando foi afastado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por perda de prazo de recurso.