O governador Fernando Pimentel (PT) reiterou que a produção na mineradora Samarco deverá voltar no segundo semestre. A reativação da empresa até julho depende das licenças estaduais. Em entrevista ao Valor Econômico, Pimentel disse que o que era preciso fazer, foi feito que é a alteração a legislação.
“Pelo que estou vendo no Copam, acredito que até meados do ano essas licenças serão concedidas. Aí, a licença de operação [que é a que efetivamente permite o reinício das operações] é logo subsequente. Então, não querendo ser otimista demais, sendo realista, quero crer que no segundo semestre deste ano a Samarco opere de novo, sem atropelar nada", disse ao Valor.
Parada desde a tragédia ocorrida em novembro de 2015, quando uma de suas barragens de rejeito de minério de fero se rompeu em Mariana, a Samarco planeja voltar com 60% de sua capacidade.
Fóruns Regionais
Pimentel empossou, nesta segunda-feira (13), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, 160 prefeitos e 160 vereadores que integram o Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais de Governo. Entre eles, o vereador Deyvosn Ribeiro (SD), vice-presidente da Câmara de Mariana, que eleito o representante do Poder Legislativo da microrregião integrada pelos municípios de Belo Vale, Itabirito, Ouro Preto e Mariana.
Representando os 853 municípios mineiros, eles farão parte do colegiado até o final de 2018, se tornando a voz dos executivos e legislativos municipais e trazendo para os fóruns as especificidades e demandas de cada região do estado.
O governador destacou o sucesso do programa, criado em junho de 2015, e que está em sua quarta fase. “É por isso que deu certo, que está dando certo, que temos uma adesão tão grande dos prefeitos, dos vereadores, da sociedade civil, do estado inteiro. Não estamos inventando a roda. É modelo simples: ouvir as pessoas, atender as necessidades, fazer as entregas”, afirmou.